Telemedicina no INSS: Como Funcionará o Processo para Auxílio-Doença e Aposentadoria por Invalidez
O INSS vai começa a utilizar a telemedicina nas pericias dos beneficiários como aposentados por invalidez e BPC.
O Ministério da Previdência Social anunciou uma nova medida para agilizar o processo de concessão de benefícios do INSS. Sendo assim, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A partir de agora, os segurados poderão realizar consultas online via telemedicina e reduzindo as longas filas de espera para a perícia médica.
Essa iniciativa, que faz parte dos esforços do governo para melhorar o sistema previdenciário, e proporciona maior comodidade e agilizar o processo de validação dos benefícios. Confira mais detalhes sobre essa importante novidade do governo e como ela pode beneficiar milhões de brasileiros.
INSS adota telemedicina para agilizar concessão de benefícios
De acordo com o documento divulgado pelo INSS, as consultas online serão realizadas em agências da Previdência Social. Contudo, o atendimento presencial dificilmente acontecerá, devido ao alto tempo de espera e à escassez de peritos médicos.
Leia mais: Harvard Revela nova Bebida: Tão bom quanto a Água para uma Vida Saudável
Esse novo sistema, ainda em fase de implantação após a sanção da lei de enfrentamento à fila do INSS. Diante disso, a telemedicina também poderá ser utilizada como um complemento à análise de documentos enviados pelo Atestmed. Embora seja limitado e não permita a liberação de benefícios que exigem perícia presencial, como a aposentadoria por invalidez e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Facilidade no acesso com a telemedicina
De acordo com a advogada Adriane Bramente, especialista em Previdência, a modernização da perícia médica importante, especialmente diante dos desafios enfrentados pelo sistema atualmente. Ela destaca que a perícia médica é um dos principais pontos de impasse na Justiça e ressalta as melhorias nesse processo para diminuir a judicialização.
Leia mais: Novas Regras: Teto de Juros do Consignado do INSS entra em Vigor
Portanto, a introdução da telemedicina no INSS representa uma oportunidade de abrir novas possibilidades. Além disso, aprimorar o sistema de perícia médica, beneficiando tanto os segurados quanto o sistema previdenciário como um todo. Essa medida busca combater a precariedade na realização das perícias e oferecer uma alternativa mais eficiente e acessível para os beneficiários.
Especialistas destacam avanços e alertam para cuidados necessários
De acordo com o advogado Rômulo Saraiva a importância da medida, que já foi apontada como necessária por órgãos como o Ministério Público Federal (MPF), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o próprio governo, para agilizar o processo de concessão de benefícios e reduzir as filas de espera.
Leia mais: A Oportunidade que Você Espera: Renegocie suas Dívidas no Mega Feirão Serasa
No entanto, Saraiva ressalta a necessidade de cautela na implementação da telemedicina, alertando para o risco de fraudes e destacando a importância de selecionar cuidadosamente os casos que ainda requerem perícia presencial. Ele enfatiza que, embora a telemedicina seja mais assertiva do que o atual sistema de Atestemed, ainda existem situações necessário do atendimento presencial, e que a regulamentação precisa ser aperfeiçoada para garantir sua eficácia
Veja Também: FINALMENTE: SAIU MEDIDA PROVISÓRIA + CADASTRO para RECEBER 14 salário INSS?
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!