URGENTE: Veja como trocar de conta para ter as tarifas gratuitas!

Todo banco é obrigado a oferecer uma conta corrente gratuita. Veja como solicitar essa gratuidade e como pedir o estorno de tarifas bancárias!

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Você sabia que é possível reduzir ou até mesmo eliminar as tarifas bancárias que vêm corroendo seu orçamento? Os consumidores que atualmente pagam tarifas por um pacote de serviços bancários podem pedir a alteração às suas instituições financeiras, solicitando um pacote mais barato ou até mesmo mudando para os serviços essenciais gratuitos.

“A contratação de um pacote de serviços deve ser feita por meio de instrumento específico e seu cancelamento pode ocorrer a qualquer momento”, afirma o Banco Central (BC) em seu site oficial. Se você nunca foi informado sobre a possibilidade de uma conta gratuita, também pode tentar pedir o reembolso de parte das tarifas pagas até o momento junto ao BC.

Quais são os serviços essenciais gratuitos oferecidos pelos bancos?

Veja como trocar de conta para ter as tarifas gratuitas!
URGENTE: Veja como trocar de conta para ter as tarifas gratuitas! (Fonte: G1)

Os serviços essenciais são aqueles vinculados a uma conta corrente ou poupança. Entre os serviços com gratuidade obrigatória, estão:

  • Um cartão com função débito
  • Segunda via do cartão (exceto em situações de perda ou roubo)
  • Até quatro saques por mês
  • Até duas transferências de recursos por mês entre contas no mesmo banco
  • Até dois extratos mensais
  • Realização de consultas pela internet
  • Um extrato anual consolidado
  • Compensação de cheques
  • Fornecimento de até 10 folhas de cheque por mês
  • Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos

Além disso, os serviços prioritários, como cadastro, conta corrente, conta poupança, operações de crédito e cartão de crédito básico, também são isentos de tarifas.

Como escolher o melhor pacote de serviços?

Para escolher o pacote de serviços mais adequado, é importante fazer uma análise detalhada sobre todos os serviços que você utiliza mensalmente. Caso você use determinados serviços além do que é oferecido gratuitamente, pode ser necessário contratar um pacote padronizado com serviços adicionais.

Existem quatro pacotes padronizados de serviços determinados pelo Banco Central. A dica dos especialistas é fazer uma comparação entre os bancos para entender quais deles oferecem melhores serviços e eventuais benefícios.

“Para muita gente, as contas essenciais já são suficientes. Agora, se as pessoas começam a ter uma demanda financeira maior, vale olhar o que o banco oferece de atrativo”, aconselhou o planejador financeiro Carlos Castro.

Como e quando pedir o estorno das tarifas pagas?

Segundo o Banco Central, é sempre possível pedir a devolução de tarifas cobradas indevidamente ou sem a correspondente prestação do serviço. A contratação de pacotes de serviços é opcional e deve ser realizada por meio de um contrato específico.

Casos comprovados em que o cliente não foi informado de que existe um pacote de serviço gratuito ao abrir a conta também são passíveis de estorno. Cintia Senna da Dsop destaca que, apesar de ser mais difícil conseguir um estorno retroativo, ainda é possível entrar com o pedido junto à instituição financeira.

Como solicitar a mudança de pacote ou estorno de tarifas?

A troca de pacote de serviços pode ser feita pelos canais de atendimento físico e digital do banco. O Banco do Brasil, Bradesco, BTG e Nubank, por exemplo, oferecem várias opções de pacotes e formas de alteração nos seus respectivos canais.

Se você deseja o estorno de tarifas já pagas, primeiro entre em contato com o SAC do banco. Caso não resolva, utilize a ouvidoria e, se ainda assim não houver solução, leve a questão ao Banco Central. Abaixo está um passo a passo para fazer isso:

  1. Acesse a página específica de reclamações do Banco Central;
  2. Clique na aba “Registre reclamação”;
  3. Faça login usando os dados de acesso do Gov.br;
  4. Concorde com os termos de uso e autorize o uso de dados pessoais pelo serviço RDR;
  5. Selecione a demanda “Reclamação contra Instituição Financeira” e indique se é para pessoa física ou jurídica;
  6. Preencha as informações solicitadas e finalize.

Seguir esses passos pode ajudar a recuperar tarifas pagas indevidamente e garantir que você esteja utilizando o pacote de serviços mais adequado às suas necessidades.

Agora você já sabe como evitar tarifas desnecessárias e até pedir estorno de valores pagos de forma indevida. Aproveite essas dicas para gerenciar melhor seus serviços bancários!