7 alimentos que ajudam a prevenir Alzheimer e demências- Saiba como cuidar da sua saúde

Muitos desses alimentos que previnem tais doenças devem ser consumidos com uma maior frequência para a prevenção definitiva.

0

Todas as pessoas devem prezar pela saúde tanto física quanto mental do corpo. Uma alimentação regrada e saudável auxilia na prevenção de inúmeros tipos de doenças consideradas bastante graves durante a vida.

Investir pesado em hábitos alimentares equilibrados, além da prática de atividades físicas de maneira regular, tem o poder de adiar e em alguns caso até mesmo prevenir doenças mentais como o próprio Alzheimer.

Deseja saber quais alimentos tornam-se recomendados para prevenir o mal do Alzheimer e outras demências? Então prossiga atentamente com a leitura logo abaixo. Assim você poderá começar do zero tendo uma vida muito mais prazerosa.

Estatísticas do Alzheimer

O Alzheimer afeta a vida de inúmeras pessoas ao redor do mundo e pode ser combatida com o consumo de alguns alimentos. (Fonte: Freepik)
O Alzheimer afeta a vida de inúmeras pessoas ao redor do mundo e pode ser combatida com o consumo de alguns alimentos. (Fonte: Freepik)

O Alzheimer é considerado como um dos casos mais recorrentes de demência. É responsável por 60% a 80% dos casos, estatísticas do Ministério da Saúde indicam que o Alzheimer afeta aproximadamente 1,2 milhão de pessoas apenas no Brasil.

Leia mais: Nova lei impacta os brasileiros e surpreende quem tem conta em banco – Veja como fica o documento de identificação no Brasil

Os idosos mais atingidos ficam entre a faixa de 65 a 85 anos de idade. Mas uma pesquisa divulgada na revista científica BMC Magazine concluiu que a Dieta Mediterrânea ficou ligada a um risco menor de desenvolver demência.

Além disso, o estudo realizado pela Universidade de Newcastle (Reino Unido), teve a participação de 60 mil indivíduos. Todos que revelaram ter investido na dieta mediterrânea tiveram 23% menos risco de contrair alguma demência no cérebro.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.

Dieta Mediterrânea

Acima de tudo, a dieta mediterrânea foca de maneira primária no consumo de vegetais. Principalmente os verde-escuros, frutas, feijões e oleaginosas, ou seja, nozes e castanhas e também grãos integrais e até mesmo azeite.

Leia mais: Cuidados com os idodos: saúde bucal pode interferir no bem-estar na terceira idade de acordo com estudos divulgados

“Uma alimentação saudável é um padrão alimentar que promove a melhor saúde física, mental e emocional. Ela engloba opções alimentares variadas e equilibradas que atendem às necessidades de nutrientes e energia, melhorando a saúde, o humor, e, consequentemente, a qualidade de vida”, explicou a nutricionista Thaís de Brito.

Posteriormente, a profissional também reforçou que alimentos ricos em gorduras saudáveis, como azeite de oliva, ovos oleaginosos, peixes e óleos vegetais, produzem corpos cetônicos no fígado.

Alimentos recomendados na prevenção

Rico em antioxidantes, o azeite de oliva protege as células cerebrais, diminuindo o envelhecimento precoce e elevando o HDL, o colesterol bom. Os legumes também possuem um grande benefício. Nesse sentido, beterraba, abobrinha, repolho e cenoura podem ajudar na prevenção das doenças.

Leia mais: Governo abre inscrição para receber bolsa atleta de mais de R$ 500- Confira como se inscrever

Os peixes também entram na lista, é recomendável o consumo deles assados ou grelhados. Peixes são ricos em ômega-3, algo que melhora o funcionamento dos neurotransmissores. Ou seja, isso causa a diminuição do risco de déficits cognitivos.

Nozes previnem distúrbios cerebrais, possuindo a capacidade de proteger o cérebro contra o estresse oxidativo e a inflamação. Por fim, contamos com mais duas recomendações, as frutas como morango, amora, framboesa podem ajudar, assim como o chá verde.

Gostou do conteúdo? Portanto o Jornal JF traz os melhores conteúdos sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando nosso blog diariamente para não perder nenhuma grande novidade.

Veja Também: SAIU a lista das mudanças na prova de vida

ATENÇÃO: PROVA de VIDA INSS 2024 – SAIU na LISTA MUDANÇAS no INSS – QUEM PRECISA FAZER MÊS de MARÇO? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.