Quando vai ser pago o décimo quarto salário dos aposentados em 2023? Confira as novidades
Confira mais informações sobre o 14º salário do INSS e quando vai ser pago para os beneficiários.
A dúvida de quando vai ser pago o décimo quarto salário dos aposentados é muito recorrente entre os beneficiários. O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados e a expectativa é que haja o pagamento ainda no ano de 2023. Confira as novidades sobre esse projeto agora mesmo e quando você pode receber.
Os beneficiários podem ter acesso a um valor extra em dois anos consecutivos, equivalente a um ou dois salários mínimos. Mas, o projeto precisa seguir a tramitação necessária. Continue lendo para descobrir.
Como funciona o 14º salário dos aposentados?

O 14º salário dos aposentados é um projeto criado pelo Deputado Pompeo de Mattos (PL 4367/2020). O objetivo é fazer o pagamento de um valor extra para aposentados, pensionistas, quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp
Esse projeto surgiu no período da pandemia de Covid-19. O criador do PL tinha o objetivo de liberar um valor para ajudar os beneficiários a suprirem as suas necessidades econômicas. A ideia era pagar um abono em 2020 e o outro em 2021, quando a pandemia atingiu seu pico.
Mas, devido a tramitação e a todas as etapas pelas quais o projeto precisa passar, ainda não houve a sua aprovação e início de seu pagamento.
Quando vai ser pago o décimo quarto salário dos aposentados?
O décimo quarto salário dos aposentados será pago apenas depois que o projeto passar por todas as tramitações necessárias. Ou seja, ainda não há previsão. Apesar da expectativa para o pagamento no ano de 2023, não haverá tempo hábil, devido ao número de etapas para aprovação que ainda faltam.
Leia mais: Pagamento em parcela única do 13º salário do INSS! Veja se você recebe esse abono
Andamento do projeto de lei do 14º salário
O 14 salário dos aposentados precisa passar por votação na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e na Presidência da República. A expectativa é que esse ano o projeto de lei já estivesse em uma etapa mais avançada, mas acabou atrasando após várias discussões e divergências entre os representantes.
Até então, teve aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família, na Comissão de Finanças e Tributação e está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde aguarda votação. Essa comissão seria a última, mas o Deputado Tiago Mitraud enviou um requerimento para inclusão de mais duas comissões na votação do projeto.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!