APROVEITE A OPORTUNIDADE: Empréstimo Consignado com Juros Mais Baixos! Consulte

As novas taxas para o crédito consignado do INSS já estão disponíveis e podem ser consultadas.

0

Na reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), realizada no final do último ano, foi discutida uma possível redução nos juros do crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esta deliberação tem como intuito ajustar as taxas aplicadas, afetando diretamente a opção de empréstimo consignado.

O tema gera interesse, principalmente, entre os beneficiários do INSS que contam com o crédito consignado como uma opção de auxílio nas despesas do cotidiano. Assim, na tentativa de trazer benefícios para estes segurados, o Ministério da Previdência propôs uma nova taxa de juros para o empréstimo pessoal consignado.

 CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Como ficarão as taxas do crédito consignado do INSS?

Empréstimo Consignado com Juros Mais Baixos! (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora)
Empréstimo Consignado com Juros Mais Baixos! (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora)

Anunciado pelo Ministro da Previdência, Carlos Lupi, na taxa atual de 1,84% teria uma queda para 1,77% ao mês, mas não foi aceita e permaneceu nos 1,84%. Além disso, outras opções financeiras, como o cartão de crédito consignado e o cartão de benefícios, tiveram redução para 2,73% ao mês.

Leia mais: ALERTA BENEFICIÁRIO: INSS libera 3 novos cartões – Confira agora e saiba como pedir!

No entanto, nesta reunião decisiva do Conselho Nacional de Previdência Social, foi aprovada a redução na taxa de juros do consignado do INSS para 1,80% para o empréstimo consignado e 2,67% para o cartão de crédito consignado. Porém, esta definição deve ser recebida pelo INSS e publicada em portaria para oficialização.

O que implicam estas reduções de juros?

Neste cenário de reduções constantes das taxas, o setor bancário demonstra insatisfação. Contudo, para a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), esta diminuição nos juros poderia comprometer a oferta de crédito na economia, dificultando a disponibilidade deste auxílio financeiro.

Leia mais: APOSENTADOS: INSS Confirma Aumento de 25% – Veja os Efeitos!

Esta insatisfação se reflete em números, pois, desde as últimas reduções, houve queda de 22% no volume médio de concessões mensais. Estes dados são provenientes do Banco Central.

Quais as perspectivas e impactos na economia?

Para o Ministro Lupi, é importante destacar que os juros do consignado poderão continuar tendo reduções de acordo com a queda da taxa básica de juros (Selic). Além disso, o crédito consignado do INSS permite que o segurado comprometa até 45% do seu benefício entre as modalidades de empréstimo pessoal, cartão de crédito e o cartão de benefício.

Leia mais: CONFIRA: Aposentados Receberão 13º salário em Dobro em 2023 – Entenda Agora!

Como ficará a transparência nas taxas de juros?

Desde outubro, o INSS passou a disponibilizar as taxas de juros do empréstimo consignado no aplicativo e no site Meu INSS. Esta iniciativa busca levar maior transparência aos segurados, simplificando a contratação ou portabilidade do empréstimo.

Leia mais: Conta de Luz Gratuita para Idosos: Saiba como Solicitar e Entenda os Pré-requisitos para 2023! Veja

Essas informações sobre as novas taxas para o crédito consignado do INSS já estão disponíveis e podem ser consultadas a qualquer momento no site ou aplicativo Meu INSS.

Veja também:

INSS: LULA acaba de MUDAR TUDO nos EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS! Aprovada NOVA TAXA de JUROS do INSS!! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.