ACABA DE SAIR: 2 Motivos que Podem levar o Corte do Seu Benefício do INSS – Fique Atento
Beneficiários do INSS devem ficar atentos aos prazos e regulamentos dos seus benefícios para que eles não sejam cortados. Confira!
Os aposentados e pensionistas do INSS contam com 2 motivos que podem levar ao corte de seus benefícios. Entre eles, está a prova de vida, uma comprovação anual obrigatória e necessária para o pagamento regular de aposentadorias e pensões.
Além disso, também pode levar ao corte de benefícios o pente fino do INSS com o objetivo de identificar possíveis fraudes. Confira o corte de benefício do INSS.

Como será o corte benefício INSS na operação do pente fino?
Em resumo, se o INSS desconfiar ou identificar alguma irregularidade na concessão do benefício, o segurado é notificado, por via do Meu INSS, por carta ou correspondência, de modo que seja necessário comprovar a validade da sua documentação.
Leia mais: URGENTE: INSS Anuncia CORTES DE BENEFÍCIO! Veja Agora o Que Fazer
Desse modo, o segurado terá um prazo de 30 dias para prestar esclarecimentos e apresentar defesa prévia. Além disso, vale lembrar que em caso de trabalhador rural, avulso ou segurado especial, o seu prazo de defesa será de 60 dias. Por fim, a cessão do benefício ou o pagamento normal do benefício dependerá do resultado da investigação do INSS.
Os Benefícios submetidos a um processo de revisão do próprio INSS e investigados, são:
- a aposentadoria por invalidez (benefício por incapacidade permanente);
- o auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária);
- o auxílio-acidente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp
Como será o corte benefício INSS pela prova de vida?
De acordo com o INSS, cerca de 17 milhões de segurados passarão pela prova de vida em 2023, entre eles aposentados, pensionistas e beneficiários que apresentam incapacidade. Dessa forma, a prova de vida da Previdência Social 2023 tem a função de identificar os segurados que estão vivos e consequentemente evitar fraudes no uso indevido da documentação do beneficiário.
Leia mais: PROVA DE VIDA DO INSS 2023: Entenda como funciona e quem precisa fazer
Desse modo, se a verificação do INSS para a prova de vida por algum motivo não puder ser feita, o segurado receberá uma notificação pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Assim, depois da emissão do aviso, o beneficiário terá dois meses para realizar algum dos atos descritos na prova de vida.
Além disso, o beneficiário pode ter o auxílio bloqueado se não realizar a comprovação no prazo determinado ou se o endereço cadastrado não for suficiente para encontrar o segurado. Portanto, após o prazo de 30 dias do bloqueio, o benefício será suspenso e, em seis meses de suspensão, o auxílio será cancelado.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!