Alerta do INSS: Aumento Significativo nos Auxílios-Doença devido ao Vício em Álcool e Jogo

Saiba mais sobre os auxílios-doença concedidos pelo INSS devido a transtornos relacionados ao vício em álcool e jogos de azar.

0

Nos últimos três anos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou um aumento significativo nos pagamentos de benefícios relacionados a doenças mentais decorrentes do vício em álcool e jogos de azar. Os repasses para esses casos aumentaram em 37% e 350%, respectivamente.

No ano passado, o INSS concedeu 4,3 mil auxílios-doença por alcoolismo, em comparação com os 3,6 mil de 2022, representando um aumento de 19,5%. Em 2021, foram registrados 3,3 mil benefícios, enquanto em 2020, primeiro ano da pandemia, foram 3,1 mil.

Quer saber mais sobre o Auxílios-Doença do INSS por vício e como os índices de pessoas viciadas em alguma substância ou jogos cresceu exponencialmente? Leia este artigo até o final!

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.

Aumento dos Auxílios-Doença do INSS por vício em álcool

Alerta do INSS: Aumento Significativo nos Auxílios-Doença por Causa do Vício em Álcool e Jogo (Fonte: Unsplash)
Alerta do INSS: Aumento Significativo nos Auxílios-Doença por Causa do Vício em Álcool e Jogo (Fonte: Unsplash)

Em 2023, o INSS concedeu aproximadamente 4,3 mil benefícios, dos quais cerca de 78%, o equivalente a 3,4 mil casos, foram destinados ao auxílio-doença. Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), a condição é categorizada como “transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool”.

Esses dados revelam um aumento significativo na concessão de auxílios-doença relacionados ao vício em álcool, indicando uma preocupação crescente com os impactos psicológicos e sociais dessa condição na população brasileira.

Leia Mais: FIQUE ATENTO: INSS anuncia PENTE FINO e POSSÍVEL CORTE DE BENEFÍCIOS – Saiba mais!

Jogo Patológico

O Ministério da Saúde define o transtorno de “jogo patológico” como episódios recorrentes e frequentes de jogo que passam a dominar a vida do indivíduo, prejudicando seus valores, compromissos sociais, profissionais, materiais e familiares.

Recentemente, o país regulamentou as apostas esportivas, o que antes levava as empresas a hospedar seus sites no exterior para operar sem pagar impostos. Agora, o governo federal destinará 1% do valor arrecadado para investimentos na saúde.

Leia Mais: Antecipação do 13º salário do INSS: governo estuda medida para beneficiar aposentados – Confira

O que é o Auxílio-Doença?

O INSS paga o benefício previdenciário conhecido como auxílio-doença aos segurados que temporariamente se tornam incapazes de trabalhar ou realizar suas atividades habituais por mais de 15 dias, desde que cumpram os requisitos mínimos de carência, quando aplicável.

Essa incapacidade pode ser resultante de diversos fatores, como doenças, acidentes ou recomendações médicas, como uma gravidez de alto risco. Para solicitar o auxílio-doença, o segurado elegível deve fazer a solicitação ao INSS, que realizará uma perícia médica para avaliar sua capacidade de trabalho e determinar se ele tem direito ao benefício.

Leia Mais: OFICIAL: Aposentados do INSS podem receber 13º salário antecipado em 2024; Governo estuda proposta

Como solicitar o Auxílio-Doença?

Para solicitar o auxílio-doença ou auxílio por incapacidade temporária pelo INSS, o procedimento é realizado através do portal Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS.

O trabalhador deve seguir os passos abaixo:

  1. Acessar o portal do Meu INSS e fazer login. Se ainda não tiver cadastro, é necessário realizar o registro no site gov.br;
  2. Clicar na opção “novo pedido”, inserir o nome do benefício desejado e selecionar “auxílio por incapacidade temporária”;
  3. Seguir as instruções fornecidas na tela para completar o processo de solicitação.

Quer saber ficar por dentro dos principais assuntos da atualidade? Não deixe de acompanhar nosso portal!

Leia Mais: Após viver 15 anos com doença, homem remove tumor do tamanho de um melão – Confira

Veja também: JUSTIÇA PROÍBE BANCOS de COBRAR EMPRÉSTIMO de APOSENTADOS / DIREITO ao MÍNIMO EXISTENCIAL

JUSTIÇA PROÍBE BANCOS de COBRAR EMPRÉSTIMO de APOSENTADOS / DIREITO ao MÍNIMO EXISTENCIAL (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal no YouTube e assista.