Alerta para os pais: saiba tudo sobre a dengue em crianças e como protegê-las

A dengue tem sido um problema diante o aumento de número de casos em todo o país. O mais preocupante é com as crianças que pode ser ainda mais grave.

0

A dengue tem sido um problema diante o aumento de número de casos em todo o país, em alguns casos podendo levar a pessoa contaminada a óbito. O mais preocupante é que a dengue em crianças pode ser ainda mais grave.

Nesse sentido, a situação serve como um grande alerta para os pais. Estaremos abordando exatamente sobre esse assunto, apontando cuidados a se ter com os pequenos. Veja a seguir todos detalhes!

Aumento preocupante de casos e estatísticas assustadoras

Casos de dengue aumentam a cada dia e os pais devem se conscientizar sobre cuidados com as crianças. (Fonte: Reprodução Google).
Casos de dengue aumentam a cada dia e os pais devem se conscientizar sobre cuidados com as crianças. (Fonte: Reprodução Google).

O número de casos da dengue se tornam cada vez mais alarmantes, ou seja, a grande expectativa é de que podemos encarar casos ainda mais agravantes com um número ainda mais expressivo, causando um alerta geral.

Leia mais: ANTECIPAÇÃO DO 13º DOS APOSENTADOS – Últimas notícias sobre o pagamento em 2024!

Primeiramente, estima-se que 80 a 85% da população brasileira esteja em área endêmica para dengue, que estão em regiões suscetíveis para a doença que já assola o país a muitos e muitos anos, fazendo vítimas.

O cuidado deve ser ainda mais redobrado quando falamos das mulheres, crianças e também gestantes. Isso porque principalmente esse grupo de pessoas está mais suscetível a desenvolver um estado mais grave de doenças.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.

Pontos importantes sobre a dengue

Logo após a picada do mosquito, todos nós temos um tempo médio variando entre quatro a sete dias para começar a sentir os sintomas, no entanto, esses números podem variar conforme a situação do paciente.

Leia mais: Atenção IDOSO, Veja como acabar com DOR NA COLUNA – Confira nossas melhores dicas – Diário de Notícias

Há casos em específico que dependendo da pessoa, ela pode levar até mesmo 14 dias para manifestar os sinais e sintomas da doença. Destacamos pacientes assintomáticos e também os que podem ter diversos sintomas dos quais podem evoluir, muitas vezes levando até mesmo a óbito.

Quais são os sintomas mais comuns da dengue?

Os sintomas que podemos encaixar entre os mais comuns da dengue estão a febre alta, com dois a sete dias de febre.

Leia mais: Pix conquista o Brasil: Sete em cada dez já utiliza o sistema de pagamentos instantâneos

Além disso, também destacamos a dor de cabeça, assim como dores no corpo. A sensação de fraqueza é outro sintoma bastante comum nesses casos, bem como a dor de garganta, vômitos, náuseas e dores de barriga.

Dores atrás os olhos, é outra característica de sintomas pertinentes a doença da dengue, vermelhidão nos olhos é outro ponto que devemos destacar. Em certos casos, o paciente pode sofrer com sangramento na gengiva, no nariz e também o surgimento de bolinhas, chamada Petéquias.

Atenção para as crianças!

Em crianças menores de 2 anos, se pode notar sintomas como a febre, choro constante, irritabilidade, redução de apetite e isso pode ser típico de diversas doenças. Em certos casos, crianças podem apresentar algumas manchas em seu corpo, após sumir, ela pode ocasionar bastante coceira.

Como se prevenir para evitar maiores problemas?

Além das vacinas em crianças, o essencial é tomar algumas atitudes que vão ser decisivas para a proliferação da dengue.

Invista na utilização de repelente de insetos em crianças sempre que elas estiverem na rua, principalmente em horários que os mosquitos tendem a atuar de maneira mais constante, como pela manhã, por exemplo.

Tenha a plena certeza de que janelas e portas da sua residência estão devidamente protegidas com telas com o objetivo de evitar a entrada de mosquitos. Por fim, ensine o pequeno a reconhecer os sintomas da dengue e se houver qualquer alerta, leve-o para um posto de saúde mais perto da sua casa para uma avaliação!

Veja Também: ALERTA: DENGUE em crianças! O que você PRECISA saber

ALERTA: DENGUE em crianças! O que você PRECISA saber. (Fonte: Dra. Thieli Pediatra)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.