Aposentadoria do INSS: Quem tem direito?

Quem tem direito a aposentadoria do INSS ainda é um assunto muito procurado. Confira a seguir mais informações.

0

Uma relevante parcela dos brasileiros que estão se preparando para se aposentar, ainda não sabem ao certo alguns detalhes cruciais sobre tal assunto. Um deles é a respeito de quem tem de fato ou não direito.

Com novas regras implementadas, muitos podem ficar bastante perdidos sobre este ponto. Nesse sentido, vamos abordar as principais questões, sanando todas as dúvidas que muitos ainda possuem sobre as pessoas que tem direito a aposentadoria.

Deseja garantir um conhecimento profundo sobre esse assunto? Continue com a leitura abaixo e confira tudo o que você deve saber!

Atenção com as novas regras

Se atentar com as novas regras fará toda a diferença. (Fonte: Freepik)
Se atentar com as novas regras fará toda a diferença. (Fonte: Freepik)

Antes de mais nada, todos os brasileiros que querem entrar com o processo de aposentadoria podem ser pegos desprevenidos por conta das novas regras do INSS, que já estão devidamente vigentes para este ano de 2024.

Leia mais: INSS Anuncia Pagamento de R$1,2 Bilhão para Aposentados e Pensionistas – Confira lista de quem vai receber

Houve um aumento de tempo para contribuição, idade mínima e pontuação para que todos possam garantir uma aposentadoria. Como resultado, todos devem estar cientes deste detalhe, para que nada fique confuso.

Esses primeiros pontos citados são importantíssimos para que você saiba na sequência os tipos de pessoas que tem o direito a tão desejada aposentadoria, que está cada vez mais sendo procurada pela população.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quais os tipos de aposentadoria?

Cada um dos tipos de aposentadoria disponíveis são para grupos específicos, cada uma depende da profissão da qual o beneficiário exerceu em seu tempo de profissão, dependendo exclusivamente do que foi realizado pelo mesmo.

Em primeiro lugar nós devemos destacar a aposentadoria por idade, que é uma das mais comuns. Homens com 65 anos de idade e mulheres com 62 anos tinham direito à aposentadoria por idade, desde que os dois tivessem 15 anos de contribuições ao INSS. Com as novas regras, o tempo de contribuição para homens passou de 15 para 20 anos.

Leia mais: 13º Salário INSS 2024: Data da Primeira Parcela Anunciada – Conheça o calendário completo

Além disso, também temos a aposentadoria por invalidez. Um benefício para segurados que ficam permanentemente incapacitados de exercer qualquer tipo de atividades por acidentes ou problemas de saúde.

Por fim, destacamos a aposentadoria especial. Trabalhadores que acabam sendo constantemente expostos a situações que prejudicam a saúde, como, por exemplo, substâncias tóxicas, calor ou ruído, possuem a alternativa de se aposentar mais cedo.

A aposentadoria especial oferece benefícios para funcionários que prestam serviços em ambientes laborais de muito desgaste. Para ter a liberação para tal aposentadoria, o trabalhador deve ter um tempo mínimo de contribuição ao INSS entre 15 a 25 anos.

Quem tem direito?

Aposentados que contribuíram à Previdência Social no decorrer de suas vidas profissionais podem tranquilamente ter o direito de receber a aposentadoria, desde que cumpram os requisitos impostos pela própria legislação.

Além disso, todos que se encaixam no grupo de invalidez também podem estar acionando o benefício, todos devem comprovar a falta de capacidade para exercer qualquer tipo de atividades que exigem esforço.

Leia mais: Última Hora: Bancos Anunciam Liberação do 14º Salário do INSS? Veja como funciona e se vale a pena

Já todo o cidadão que trabalha exposto a agentes prejudiciais à saúde também podem procurar pelo benefício, para que possa se aposentar mais cedo pelo INSS.

No geral, para homens é preciso ter 65 anos, para mulheres 62 anos de idade. No caso dos trabalhadores rurais, a idade mínima sancionada é reduzida em 5 anos para homens e 7 anos para as mulheres, isso deve sempre ser atentamente analisado.

Veja Também: BANCOS FINALMENTE começam o PAGAMENTO ANTECIPADO do 13 SALÁRIO 2024 – VEJA quem tem DIREITO

BANCOS FINALMENTE começam o PAGAMENTO ANTECIPADO do 13 SALÁRIO 2024 – VEJA quem tem DIREITO. (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal no YouTube e assista.