APROVADO! Novo reajuste na pensão deste grupo – Veja quem recebe

Filhos de portadores da hanseníase também podem solicitar o reajuste da pensão do INSS. Confira como isso ocorre!

0

Uma nova lei de reajuste na pensão de um grupo específico de brasileiros foi aprovada neste mês. A princípio, o objetivo principal é modificar o valor da pensão especial concedida a pessoas afetadas por uma doença específica.

Assim, a aprovação desta lei traz um maior amparo financeiro e social para as famílias afetadas pela doença. Confira qual grupo recebe o novo reajuste na pensão.

Reajuste na Pensão do INSS

Reajuste na Pensão do INSS atende pessoas afetadas pela hanseníase! Confira! (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora)
Reajuste na Pensão do INSS atende pessoas afetadas pela hanseníase! Confira! (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora)

Em resumo, a Lei nº 14.736, de 24 de novembro de 2023, recém-sancionada, tem o objetivo de ampliar e modificar o valor da pensão especial concedida a pessoas afetadas pela hanseníase, que tiveram que ser isoladas e/ou internadas.

Leia mais: MARAVILHA: Pagamento Duplo do 13º para Aposentados em 2023 – Entenda o Processo!

Mas, muitas pessoas não sabem como a doença ocorre, e por isso viemos explicar como ela acontece no indivíduo portador. Veja abaixo:

  • A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

Assim, os beneficiados pela pensão são aqueles tiveram a doença e enfrentaram o isolamento compulsório até 31 de dezembro de 1986, seja em domicílios, seringais ou hospitais-colônia. Agora, haverá também o ajuste do valor da pensão especial mensal, que é vitalícia e intransferível. Esse valor não poderá ser inferior ao salário mínimo nacional vigente.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp

Valor do reajuste da pensão do INSS

Assim, essa adequação busca oferecer uma indenização especial que atenda às necessidades e desafios que este grupo enfrentou pela hanseníase em um período histórico com políticas de saúde pública muito diferentes do que temos hoje no Brasil.

Leia mais: NOVIDADE: R$1.320 do INSS para Aposentados – Passo a Passo para Solicitação!

Ademais, a inovação dessa nova lei é a inclusão dos filhos daqueles submetidos ao isolamento ou à internação compulsória, desde que tenha havido separação dos pais devido a essas medidas. Essa extensão busca compensar os impactos sociais e emocionais resultantes da separação familiar decorrente do enfrentamento da hanseníase.

Filhos são contemplados com o reajuste da pensão do INSS

Assim, a lei estende esse benefício aos filhos desses indivíduos, separados dos pais devido ao isolamento ou à internação. Esses filhos receberão uma pensão especial mensal, vitalícia e intransferível. Isso quer dizer que a pensão será paga até o final da vida, mas não será transferida a herdeiros após o falementi do beneficiário.

Leia mais: NOTÍCIA BOA: 2 Novidades na Sua Folha de Pagamento – Verifique Agora!

Ademais, o valor de pensão não deverá ser inferior ao salário mínimo nacional vigente. Além disso, vale destacar que a concessão desse benefício ocorre a partir do requerimento do interessado, sem efeitos retroativos.

A lei entrou em vigor a partir de sua publicação, na segunda-feria, dia 27 de novembro. Assim, ela representa um esforço para reconhecer e reparar, por meio desse valor de pensão especial, os danos enfrentados por aqueles atingidos pela hanseníase e suas consequências históricas.

Portanto, o objetivo é estender o suporte não apenas aos indivíduos diretamente afetados pela doença, mas também aos seus descendentes separados dos pais devido às políticas de saúde da época.

Veja Também:

Ótima notícia para APOSENTADOS e PENSIONISTAS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.