Beneficiários do INSS ainda podem receber atrasados da revisão do artigo 29? Confira como consultar

Beneficiários do INSS podem receber valores extras por conta da revisão do artigo 29. Confira quem tem direito e como receber.

0

Mesmo em 2024, a revisão do artigo 29 continua sendo paga para alguns segurados do INSS, o que demonstra a importância e a atualidade desse tema. Sendo assim, acompanhe este conteúdo para entender melhor se você tem direito aos atrasados do INSS pela revisão do artigo 29 e como proceder para verificar sua elegibilidade.

O que é o Artigo 29?

atrasados inss revisão artigo 29
INSS paga atrasados da revisão Artigo 29 (Fonte: Edição / Jornal JF)

A revisão do artigo 29 consiste em um processo pelo qual o benefício previdenciário recebido por um segurado é reavaliado, seja pelo INSS ou pela Justiça. Nesse processo, verifica-se se houve erro no cálculo do benefício inicialmente concedido. Em caso afirmativo, o valor do benefício pode ser aumentado para refletir a correção adequada.

Leia mais: Importante: Governo Anuncia Suspensão do Bloqueio de Benefícios do INSS até o Final do Ano!

Vale ressaltar que, durante a revisão, também é possível que o valor do benefício seja reduzido, caso seja constatado que o cálculo inicial foi realizado de forma equivocada. Ademais, o contexto da revisão do artigo 29, o erro em questão, cometido pelo próprio INSS ao calcular incorretamente a média do Salário de Benefício.

Como resultado, essa questão levou à instauração de uma Ação Civil Pública em 2013, determinando que o INSS realizasse a revisão automática dos benefícios concedidos de forma inadequada no período compreendido entre 17/04/2002 e 17/04/2009.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quem Tem Direito à Revisão do Artigo 29 do INSS?

Se você começou a receber sua aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente, auxílio-doença ou pensão por morte entre 17/04/2002 e 17/04/2009, fique atento: atrasados INSS revisão do artigo 29 pode ser a chave para aumentar o valor desses benefícios. De fato, a revisão está diretamente ligada à forma como o benefício, calculado inicialmente, pode representar uma oportunidade valiosa para muitos segurados do INSS.

Para garantir o acesso aos valores da revisão do artigo 29, é necessário preencher os seguintes critérios:

  1. Receber um dos benefícios listados a seguir: aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-acidente.
  2. Embora, ter o benefício concedido no período entre 17/04/2002 e 17/04/2009.
    É importante ressaltar que nem todos os benefícios concedidos pelo INSS são elegíveis para a revisão do artigo 29. Apenas os benefícios por incapacidade (aposentadoria por invalidez e auxílio-doença), pensão por morte e auxílio-acidente são contemplados. Além disso, o benefício deve ter sido concedido durante o período em que o Salário de Benefício não foi calculado corretamente, entre 17/04/2002 e 17/04/2009.

Quem não tem direito a revisão?

A revisão do artigo 29 não abrange certos tipos de aposentadoria, tais como por idade, por tempo de contribuição (incluindo a proporcional), por pontos, rural, especial, híbrida e da pessoa com deficiência. Se você se enquadra em alguma dessas modalidades, essa revisão específica não se aplica a você. Contudo, existem outras revisões disponíveis que podem ser relevantes para o seu caso.

Leia mais: Décimo Terceiro Salário dos Aposentados: Conheça as Datas de Pagamento e Aproveite!

Qual o valor dos atrasados INSS da revisão do Artigo 29?

Na revisão do artigo 29, os beneficiários têm a oportunidade de receber valores atrasados referentes à diferença no cálculo do Salário de Benefício, além de um aumento no valor do benefício recebido mensalmente. No entanto, o montante exato recebido varia consideravelmente.

Enquanto isso, depende da média dos 80% maiores salários de contribuição no momento da concessão do benefício. Se essa diferença entre a média de recolhimento de 80% para 100% for significativa, é possível obter um substancial aumento no valor do benefício.

Pagamento ocorre em 2024?

A revisão do artigo 29 continua sendo paga em 2024, trazendo alívio para alguns beneficiários do INSS. Portanto, é importante ressaltar que, neste ano, apenas uma parte dos beneficiários tem acesso aos valores revisados. Por exemplo, para ser elegível, é necessário que, até o dia 17/04/2012, o benefício estivesse cessado, que a diferença entre o valor pago na época e o correto seja superior a R$ 6.000,01, e que o beneficiário tenha, no máximo, 45 anos de idade.

Leia mais: Como funciona a contribuição à Previdência Social? Confira agora mesmo

Como receber o pagamento do Artigo 29?

O pagamento referente à revisão do artigo 29 pelo INSS está programado para ocorrer entre os dias 01 e 07 de maio de 2024. Mais de 10 mil beneficiários vão receber a correção nos valores de seus benefícios, além dos valores atrasados devidos. Se você suspeita que pode ter direito a essa revisão, é aconselhável entrar em contato com o 135 ou acessar o site do Meu INSS para obter mais informações e verificar sua situação. Não custa tentar garantir o que é seu por direito.

Veja Também: ATENÇÃO: INSS COMUNICA: 13 salário terá PAGAMENTOS BLOQUEADOS – VEJA AGORA LISTA

ATENÇÃO: INSS COMUNICA: 13 salário terá PAGAMENTOS BLOQUEADOS – VEJA AGORA LISTA (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.