Benefício por Incapacidade do INSS: Aprenda com consultar! Passo a passo Completo
Aprenda como consultar benefício por incapacidade com alguns cliques e sem sair de casa.
Quer aprender como consultar benefício por incapacidade? Afinal, tem momentos em que as pessoas precisam contar com esse auxílio previdenciário, especialmente em casos onde não é possível trabalhar.
O benefício por incapacidade é essencial para garantir o suporte financeiro por esse período. No entanto, existem dúvidas sobre como acompanhar a sua concessão.
Se você está passando por essa situação, continue a leitura e veja como consultar benefício por incapacidade e obter informações importantes. Boa leitura!
Veja como consultar benefício por incapacidade

Em primeiro lugar, é importante entender que o gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do Governo Federal. Portanto, simplifica e agiliza o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.
Assim, ter uma conta gov.br é o meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos. O sistema está associado ao site ou aplicativo Meu INSS, que é o canal on-line de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social.
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Por meio do Meu INSS, os cidadãos podem solicitar, acompanhar e consultar benefícios e outros serviços previdenciários. Portanto, pode-se verificar o resultado do benefício por incapacidade por meio do gov.br, utilizando o site ou aplicativo Meu INSS.
A integração facilita o acesso às informações sobre o benefício e oferece uma forma prática de como consultar benefício por incapacidade e acompanhar o andamento do processo.
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Como ver o resultado do benefício?
Para fazer a consulta do resultado do benefício, veja o passo a passo abaixo, usando as informações dos solicitantes e a senha cadastrada na conta gov.br:
- Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS.
- Informe o seu CPF e a senha cadastrada na conta gov.br;
- Em seguida, localize a opção “Do que você precisa?” e digite “Resultado do Benefício por Incapacidade”.
- Confirme o número do requerimento, o tipo de benefício solicitado e a situação do mesmo.
- Após preencher essas informações, você poderá baixar o arquivo em PDF que irá apresentar o resultado da perícia médica.
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No documento você encontrará a informação sobre a concessão do benefício. Contudo, tenha em mãos as informações necessárias, como o número do requerimento e o tipo de benefício solicitado, para facilitar a consulta.
Existem várias maneiras de verificar se o benefício do INSS está disponível. Além do passo a passo acima, outra forma é a central de atendimento da Previdência Social, por meio do telefone 135. Mas há também como emitir o extrato de pagamento do benefício por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Esse benefício é o mesmo que o auxílio doença?
O benefício por incapacidade, antes chamado de aposentadoria por invalidez, passou a ser denominado de aposentadoria por incapacidade permanente.
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Contudo, o auxílio-doença, também chamado de benefício por incapacidade temporária, é um amparo previdenciário concedido ao segurado que enfrenta problemas de saúde.
Portanto, a principal diferença entre eles é a natureza da incapacidade enfrentada pelo trabalhador. Afinal, a aposentadoria por incapacidade permanente exige uma inaptidão permanente, o auxílio-doença é concedido para casos de inabilidade temporária.
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