Chegou a Nova Carteirinha do INSS para 2024 – Solicite a Sua Agora! Confira
Descubra agora o processo para solicitar o mais recente e crucial benefício do INSS, a Carteirinha do Idoso.
Através da carteira do idoso, pessoas com mais de 60 anos garantem benefícios adicionais e desfrutam de uma gama de serviços.
A obtenção desse documento pode ser feita no CRAS ou de forma online. Nesse sentido, desenvolvemos um guia detalhado para auxiliá-lo na solicitação pela internet. Acompanhe!
O que é a Carteira do Idoso?
A carteira do idoso é um documento utilizado para comprovar a renda de indivíduos com mais de 60 anos, proporcionando-lhes acesso gratuito ao transporte interestadual, bem como descontos de 50% na aquisição de passagens.
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Este documento opera como um benefício social assegurado pela Lei 10.741/03, com validade de 2 anos. Para obtê-lo, é necessário comprovar renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
Nesse contexto, a carteira da pessoa idosa, também conhecida por esse nome, está vinculada à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e é bastante comum entre os aposentados e pensionistas do INSS.
Quem pode solicitar a Carteira da pessoa idosa?
Inicialmente, todas as pessoas com mais de 60 anos que não possuem comprovação de renda e recebem até 2 salários mínimos podem solicitar a carteira do idoso.
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Mas, para realizar a solicitação, é necessário estar cadastrado no CadÚnico, que é o Cadastro Único para Programas do Governo Federal.
Caso não esteja cadastrado, é preciso entrar em contato com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua residência para efetuar o cadastro.
Importante: somente por meio do cadastro no CadÚnico o cidadão terá acesso ao NIS.
Como emitir a carteira do idoso online?
Para emitir a carteira do idoso online, o processo é bastante simples. Siga o passo a passo que preparamos para você!
- Acesse o site
Chegou o momento de solicitar sua carteira do idoso. O primeiro passo é acessar o site da Carteira do Idoso.
- Selecione a opção desejada
Agora, escolha a opção desejada clicando em “Emitir Carteira”, conforme ilustrado na imagem abaixo.
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Faça o login na conta Gov.br
Neste momento, faça login em sua conta Gov.br e conclua o processo de identificação pessoal. Se ainda não tiver uma conta, será necessário criá-la.
Faça o pedido da Carteira do Idoso
Agora, é hora de solicitar sua carteirinha de pessoa idosa. Após fazer o login, uma tela solicitará autorização para utilizar seus dados. Clique em “Autorizar”.
Na tela seguinte, você encontrará as opções de serviços disponíveis:
- Emitir Carteira de pessoa idosa;
- Ver carteiras;
- Validar;
- Relatório.
Basta selecionar a opção desejada. Após emitir sua carteira do idoso, você pode imprimi-la ou salvá-la em seu computador ou celular.
Emitindo a Carteira do Idoso pelo CRAS
Caso prefira não realizar o pedido sozinho pela internet, também é possível solicitá-lo no CRAS.
Mas para isso, é necessário comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:
- Documento de identidade com foto;
- CPF;
- Número do NIS.
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Se você ainda não possui o Cadastro Único, aproveite a oportunidade para realizar o cadastro e obter sua carteirinha de pessoa idosa.
Importante: A carteira emitida pelo CRAS pode levar até 45 dias para ficar pronta. Caso haja urgência, o CRAS pode fornecer uma declaração provisória ao beneficiário.
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