CONFIRA: INSS Implementa Sistema para Agilizar Aprovação de Benefícios!
Sistema para agilizar a fila do INSS prevê diminuição no tempo de espera. Veja agora como funciona
Não é segredo para ninguém que a fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é absurda. No entanto, um sistema com novas estratégias está sendo implementado para que o INSS agilize a aprovação de benefícios.
Sendo assim, fique por dentro do que está sendo feito para acelerar a fila e diminuir o tempo de espera do INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp
Como está a realidade na fila de análise do INSS?

O primeiro semestre de 2023 se destacou por muita fila de espera do INSS. Cerca de 1,8 milhão de pessoas aguardavam atendimento do instituto. Dentre esses números, 600 mil pessoas esperam pela perícia médica, sendo que a maioria dos casos refere-se à espera de benefício assistencial ou previdenciário, como aposentadoria.
Sendo assim, fica nítida a necessidade de planejamento para integração de um sistema prático e ágil para que as pessoas possam ter acesso aos benefícios com mais rapidez.
Leia mais: SAIBA MAIS: INSS e Ministério da Previdência Reveem Critérios para Auxílio-Doença – Conheça as Mudanças!
Qual o prazo legal de espera do INSS e quais etapas?
Segundo a Lei 9.784/1999, o INSS tem 30 dias para verificar o requerimento e mais 30 dias para fazer revisão e agilizar a aprovação de benefícios previdenciários, quando necessário. Ou seja, o prazo legal de espera é de até 60 dias.
Contudo, o INSS tem até 45 dias para liberar uma análise inicial do pedido. Após a etapa inicial, o processo fica em análise introdutória, podendo chegar até 60 dias, e por conseguinte segue o fluxo de recolhimento de provas e documentos para continuar o processo.
Por fim, após o agrupamento das informações necessárias, um servidor responsável por todo trâmite, bate o martelo e emite a decisão do pedido.
Eventualmente, no trajeto dos processos, imprevistos acontecem, como correção de documentos, equívocos de informações e recursos. Sendo assim, a fila e tempo de espera do INSS não para de crescer, o que culmina em muita insatisfação por parte da população.
Leia em seguida: Atenção: INSS está ligando para Aposentados para Adiantar Perícia – Confira como vai funcionar
Projeto de lei implementa sistema para agilizar fila do INSS
Convenhamos, agilizar o processo de análises do INSS é uma força-tarefa, em vista da situação atual das filas de espera. Por isso, foi criado um sistema para acelerar a aprovação de benefícios do INSS.
Segundo o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, desde que criou-se o Programa de Enfrentamento à Fila de Previdência Social (PEFPS), mais de 200 mil brasileiros saíram da fila.
E uma das estratégias aplicadas foi a de antecipar a perícia médica, uma das etapas mais críticas de todo o processo, já que delonga muito tempo.
Sendo assim, mais de 9 mil pedidos tiveram antecipação da perícia médica, em sua maioria, pedidos referentes ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência que esperavam acerca de 100 dias.
Leia mais: PERÍCIA MÉDICA REPROVADA? Confira o que fazer nestes casos
Sendo assim, se você está na lista de espera, não deixe de conferir se a sua perícia foi adiantada. Basta navegar no seu aplicativo Meu INSS + e ficar atento(a) ao telefone e e-mail cadastrado no instituto.
A demanda é alta, mas pouco a pouco o número de pessoas na fila diminuirá. E pensando dessa forma, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, estipula que em 2024 a fila de espera do INSS seja de até 30 dias.
Por fim, continue nos acompanhando para saber das notícias de última hora que envolvem o INSS.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!