CONFIRA: Revisão do INSS Pode Elevar o Valor da Sua Aposentadoria – Veja Como Pedir!
Revisão do buraco negro pode fazer o seu benefício do INSS subir. Confira como funciona e garantir o seu aumento!
A aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode passar por vários tipos de revisão, caso o aposentado perceba que o seu pagamento está sendo feito de forma errado.
Assim, quando o segurado percebe algum erro em seu pagamento, é fundamental que ele recorra para que o erro possa ser consertado.
Uma das revisões disponíveis para os segurados é a chamada Revisão do Buraco Negro, que engloba a tese que reconhece que os cálculos iniciais dos benefícios da previdência que foram concedidos ente 1988 e 1991 foram feitos de forma errada, com índices inflacionários errados. Saiba mais!
O que é a Revisão do Buraco Negro?
A Revisão do Buraco negro recebe esse nome, pois em 1988 foi aplicada a nova constituição brasileira. Desse modo, a lei n.º 3.807 que disciplinava a concessão de benefícios previdenciários não foi recepcionada pela nova carta magna.
Leia Mais: Nova Atualização de Empréstimo Consignado! Benefícios e Regras para Aposentados e Servidores!
Desse modo, uma nova lei só foi criada em 1991, a lei n.º 8.213, portanto, entre 1988 e 1991 não existiu uma lei que regulamentasse os benefícios previdenciários. Por conta disso, existe a revisão do buraco negro, que se refere ao período sem regulamentação.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Quem tem direito à revisão do buraco negro?
As pessoas que se aposentaram entre 5 de outubro de 1988 e 5 de abril de 1991, podem ter direito à revisão de aposentadoria do INSS, chamada de revisão do buraco negro.
Leia Mais: MEI em 2024: Novo Salário Mínimo Impacta Tributos – Saiba Como se Adaptar!
Durante o período sem a regulamentação, usou-se uma tabela incorreta de correção monetária, fazendo com que quem se aposentou nesse período tivesse o cálculo do seu benefício previdenciário feito de forma errada.
Como solicitar a revisão do buraco negro?
É possível entrar com um pedido administrativo no INSS para ser feita a revisão. Assim, caso o órgão não aceite o pedido, é necessário que o segurado entre com uma ação judicial contra o Instituto.
Leia Mais: Conheça as novas regras do Programa Minha Casa Minha Vida em 2024
Desse modo, é interessante procurar um advogado especialista em direito previdenciário, para que ele possa analisar o caso e verificar se o segurado tem os requisitos necessários para solicitar a revisão.
Além disso, o advogado vai preparar o requerimento da revisão e os documentos necessários para fazer a solicitação.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!