Descubra o que acontece no seu Corpo Quando Você Se Embriaga!
Descubra como o consumo de álcool afeta o seu organismo. Saiba o que acontece no corpo quando bebemos e os possíveis impactos na saúde.
Quando bebemos, os médicos descrevem o episódio como intoxicação alcoólica aguda, que ocorre devido à ingestão excessiva de álcool, uma das substâncias mais antigas e comuns de abuso.
Apesar de muitos países terem uma cultura de consumo de bebidas alcoólicas, é amplamente reconhecido na comunidade científica que não há uma quantidade segura para seu consumo. O álcool está associado a mais de 200 doenças.
Quer saber mais sobre o que acontece no corpo quando bebemos? Leia este artigo até o final e saiba mais sobre todos os efeitos causados pelo álcool!
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
Efeitos do Álcool no Corpo Humano
Quando bebemos, o álcool, como uma substância psicoativa, leva à perda do controle sobre a quantidade ingerida, tornando mais difícil saber quando parar. Isso pode resultar em um ciclo de embriaguez contínua, afetando não apenas a pessoa que consome, mas também aqueles ao seu redor.
Adolescentes e adultos jovens são especialmente vulneráveis aos efeitos prejudiciais do abuso de álcool, sendo a principal causa de morte nesse grupo. Além disso, o consumo excessivo de álcool aumenta o risco de acidentes traumáticos.
No Brasil, dados de 2023 mostram que cerca de 22,1% da população com 18 anos ou mais teve um consumo abusivo de álcool.
Globalmente, o uso inadequado do álcool contribui para cerca de 3 milhões de mortes por ano. Nas Américas, os transtornos relacionados ao álcool têm uma maior prevalência entre as mulheres, sendo a segunda maior entre os homens.
Leia Mais: SAIU no DIÁRIO OFICIAL: DATAS de Pagamento do 13º salário ANTECIPADO!
Como o organismo reage
Quando ocorre o consumo de álcool, especialmente em excesso, levando a um estado de intoxicação alcoólica aguda, diversas alterações podem ser observadas nos diferentes sistemas do organismo. Destacam-se as seguintes:
- Alterações na química cerebral;
- Modificações na bioquímica corporal;
- Mudanças cardíacas;
- Desenvolvimento de hepatite alcoólica aguda;
- Aumento do risco de acidentes, violência e hospitalização;
- Desenvolvimento de dependência.
O consumo de álcool pode desencadear algumas dessas reações, afetando diretamente o corpo humano.
Mudanças no funcionamento cerebral
Tudo muda no funcionamento cerebral quando o álcool é consumido, pois atua como um depressor do sistema nervoso central (SNC). Isso resulta em alterações fisiológicas e diversos prejuízos imediatos, que se manifestam principalmente através de:
- Sensação temporária de relaxamento e euforia;
- Desinibição de impulsos básicos, como sexualidade e agressividade;
- Deficiências cognitivas, incluindo redução da atenção, controle, julgamento e concentração;
- Dificuldades psicomotoras, como dificuldade para realizar tarefas simples como virar uma chave na fechadura, andar, dirigir ou escrever;
- Alterações no padrão do sono;
- Prejuízo da memória e ocorrência de lapsos de memória;
- Perda das funções básicas do corpo: uma overdose de álcool pode desacelerar a respiração, os batimentos cardíacos, entre outros, e até mesmo levar ao coma.
Leia Mais: SAIU DATAS: Lula Libera Antecipação do 13º Salário e Cronograma de Pagamento!
Veja também: JUSTIÇA PROÍBE BANCOS de COBRAR EMPRÉSTIMO de APOSENTADOS / DIREITO ao MÍNIMO EXISTENCIAL
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!