Entenda a Portabilidade do Empréstimo Consignado: Como Funciona e Quem Pode Realizar

Caso você deseja transferir a sua dívida para uma instituição financeira diferente, é possível através da portabilidade. Confira como realiza-lá!

0

A portabilidade do empréstimo consignado oferece ao cliente a opção de transferir sua dívida para uma instituição financeira diferente daquela onde seu empréstimo foi inicialmente contraído. Uma pessoa pode optar por isso devido a vários motivos, que variam de problemas com o banco atual a uma procura por taxas de juros mais atraentes.

Confira mais informações sobre a portabilidade do empréstimo consignado.

Quem pode realizar a portabilidade?

Descubra como realizar a portabilidade do empréstimo consignado! (Fonte: Edição/Jornal JF)
Descubra como realizar a portabilidade do empréstimo consignado! (Fonte: Edição/Jornal JF)

Vale ressaltar que a portabilidade do empréstimo consignado não está disponível para todos. As pessoas elegíveis para essa opção são as mesmas que podem solicitar um crédito consignado: aposentados ou pensionistas do INSS, servidores públicos ou militares e empregados com carteira assinada.

Leia mais: Aposentados: Confira os NOVOS VALORES com Aumento Acima do Salário Mínimo!

A principal característica desse tipo de empréstimo é o desconto das parcelas diretamente do salário ou proventos de aposentadoria do cliente.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Como funciona o processo de portabilidade?

O processo de portabilidade é iniciado após a aprovação do crédito e assinatura do contrato. O cliente deve solicitar um extrato da operação de crédito na instituição atual e, em seguida, selecionar um novo banco para realizar a portabilidade e solicitar uma nova proposta.

Leia mais: Prova de Vida INSS 2024: Saiba se Você Precisa Fazer! Confira a Lista Oficial!

É fundamental que a nova instituição ofereça uma taxa de juros menor e melhores condições de pagamento, para garantir a diminuição do custo efetivo total (CET) da operação de crédito. As instituições se encarregam da troca da operação.

A garantia do empréstimo

As garantias são utilizadas pelos bancos como uma segurança no caso de inadimplência. Recentemente, o Banco Central permitiu a utilização do mesmo imóvel para mais de um empréstimo.

Leia mais: PRORROGADO PRAZO PARA NEGOCIAR DÍVIDAS COM DESCONTO DE ATÉ 99% – Confira

No entanto, é importante lembrar que o não pagamento da dívida pode resultar num procedimento legal para a tomada do imóvel.

Conclusão

Embora os empréstimos consignados sejam convenientes e atraentes por suas baixas taxas de juros, é necessário agir com cautela ao contratá-los.

Leia mais: URGENTE: BANCO CENTRAL revela R$7,1 Bi não sacados – Saiba como consultar o seu DINHEIRO ESQUECIDO!

Garanta sua segurança financeira e a saúde do seu orçamento antes de contrair qualquer tipo de empréstimo.

Veja Também:

SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.