Estudo revela os benefícios da Acupuntura Auricular para diminuir os sintomas da depressão; Entenda

A Acupuntura Auricular pode ser de grande efetividade no tratamento da depressão! Confira com mais detalhes a seguir.

0

A acupuntura auricular, foi reconhecida e é recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), sendo disponibilizada como prática integrativa pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2006, mostrando que o tratamento contra depressão funciona e é eficaz na redução dos sintomas da doença e traz seus benefícios.

A pesquisa foi feita por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), confira a seguir quais os benefícios do tratamento e como eles podem reduzir os sintomas da depressão.

Depressão

A acupuntura auricular, foi reconhecida e é recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), sendo disponibilizada como prática integrativa pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2006. (Fonte: Reprodução Google).
A acupuntura auricular, foi reconhecida e é recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), sendo disponibilizada como prática integrativa pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2006. (Fonte: Reprodução Google).

Os resultados da pesquisa foram recentemente publicados no jornal JAMA Network Open, reforçando o potencial da terapia como um tratamento complementar para um problema que está motivando um número crescente de atendimentos na rede pública, conforme dados do Ministério da Saúde.

Leia Mais: Médico do Fortaleza Revela Número Assustador: Mais de 1.200 Lesões em Jogadores Após Incidente com Ônibus!

A depressão é uma das principais causas de incapacidade em escala global, de acordo com a OMS. No Brasil, sua prevalência ao longo da vida está entre as mais altas, cerca de 15,5%. Além disso, ela é responsável por aproximadamente 10,3% dos anos de vida perdidos, um conceito utilizado para quantificar o número de anos de vida que uma população deixa de viver em caso de morte prematura.

Entretanto, menos de 50% das pessoas afetadas globalmente recebem o tratamento considerado adequado, envolvendo psicoterapia e medicamentos. Em alguns países, essa porcentagem é ainda menor, abaixo de 10%. Isso tem aumentado o interesse por alternativas mais acessíveis e que não necessitam de remédios.

Benefícios da acupuntura auricular

A acupuntura auricular é uma técnica antiga chinesa que emprega agulhas para estimular os nervos da orelha, especialmente o nervo vago, e ativar regiões do cérebro associadas à depressão, fazendo pressão em pontos específicos da orelha, podendo tratar e diagnosticar diversos problemas.

Leia Mais: Não Perca! Mutirões do INSS no Estado do Rio em Março para Concessão de BPC – Mais de 1.000 Vagas Disponíveis!

Fácil e rápida (com duração de cinco a 15 minutos), essa técnica não demanda extensos treinamentos por parte dos profissionais de saúde (como enfermeiros, médicos, acupunturistas, fisioterapeutas e naturólogos) que a aplicam, ao contrário da acupuntura convencional.

Segundo a Dra. Liyoko Okino, acupunturista do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo (CMA-SP), a acupuntura auricular não apenas demonstra eficácia no tratamento de uma ampla gama de doenças comuns, mas também tem mostrado resultados positivos no tratamento de condições difíceis de tratar, além de servir como analgésico durante procedimentos cirúrgicos.

Leia Mais: Atenção: Revisão da Vida Toda do INSS pode Resultar em Pagamentos de Atrasados de até R$100 mil – Saiba Mais Aqui!

Veja também: INSS vai PAGAR automaticamente VALORES na CONTA dos APOSENTADOS

ATENÇÃO: INSS vai PAGAR automaticamente VALORES na CONTA dos APOSENTADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.