EXCLUSIVO: Idosos e a Isenção de IPTU – Tutorial Completo de Solicitação!
Evite o pagamento do IPTU. Veja um passo a passo para conseguir a isenção do imposto!
A isenção do IPTU para idosos, que anteriormente contemplava apenas aqueles com mais de 65 anos, agora abrange também as pessoas a partir dos 60 anos.
Anualmente, todos os proprietários de imóveis situados em áreas urbanas são submetidos ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esse valor, destinado às prefeituras municipais, é associado a cada propriedade e geralmente é quitado nos primeiros meses do ano, de forma parcelada.
No entanto, os idosos que não recebem mais do que 5 salários mínimos por mês e possuem apenas um imóvel registrado em seus nomes têm o direito de solicitar a isenção do IPTU. Para obter mais informações sobre a isenção do IPTU para idosos, consulte os detalhes abaixo.
Como funciona a isenção do IPTU para idosos?
Primeiramente, para ter direito de solicitar a isenção do IPTU para idosos, é necessário corresponder a alguns critérios estabelecidos pelo governo! São eles:
- Uso Residencial: primeiramente, é preciso usar o imóvel como residência;
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- Propriedade Única: O idoso não pode ter outro imóvel em seu nome em território nacional; o imóvel para o qual ele solicita a isenção deve ser o único patrimônio em seu nome.
- Renda Mensal: Caso queira a isenção total do IPTU, é preciso ter renda máxima de até três salários mínimos. Agora, se quiser uma isenção parcial, a renda mensal precisa estar entre três e cinco salários mínimos no ano da solicitação.
- Valor Venal do Imóvel: O valor do imóvel não pode ultrapassar o total de R$ 1.594.906,00, sendo ele atualizado conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano anterior.
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As diretrizes são destinadas à concessão geral do benefício, ou seja, essas são as normas aplicadas de forma universal a qualquer município brasileiro.
No entanto, além do regulamento padrão, é provável que muitos municípios possuam regras exclusivas para conceder essa isenção aos idosos. Nesse sentido, é aconselhável buscar informações adicionais junto à prefeitura municipal ou consultar um advogado especializado na área para confirmar se você se enquadra na isenção.
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Como solicitar o benefício isenção do IPTU para idosos?
Por fim, a solicitação de isenção do IPTU para idosos deve ser renovada anual e diretamente com à prefeitura de seu município. Mas, em geral, os documentos necessários para iniciar o processo são:
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- RG;
- CPF;
- Cartão do INSS;
- Comprovante de renda atualizado;
- Registro do imóvel;
- Cópia do contrato do imóvel.
Portanto, como a coleta é de responsabilidade das prefeituras, algumas regras podem mudar. Desse modo, é importante que você busque se informar do passo a passo necessário, assim como dos demais requisitos para dar entrada na solicitação, conforme regras da administração da sua cidade.
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Está em processo de tramitação um novo projeto que propõe o acréscimo periódico no salário dos aposentados e pensionistas do INSS de 5%!
O projeto de lei 1.468, apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), sugere modificações na lei 8.213 de 1996, que trata dos planos de benefícios da Previdência Social, com o intuito de estabelecer o quinquênio para os aposentados.
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De acordo com o parlamentar, a meta é reduzir a discrepância no reajuste dos benefícios do INSS em relação ao salário mínimo. O projeto não faz distinção entre aqueles que recebem o salário mínimo e os que possuem benefícios com valores mais altos. Portanto, se aprovado, o projeto asseguraria um abono de 5% a cada cinco anos para todos os beneficiários do INSS.
Contudo, antes de sua aprovação, é necessário que ele passe pela análise da Comissão de Finanças e Tributação, bem como pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Assim, resta apenas aguardar as atualizações sobre o projeto.
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