Horário de Verão Só Voltará se For “Essencial”, Afirma Ministro – Confira a Decisão!

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), declarou na última terça-feira (8) que a decisão sobre a volta do horário de verão será tomada na próxima semana.

0

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), declarou na última terça-feira (8) que a decisão sobre a volta do horário de verão será tomada na próxima semana. Segundo Silveira, a mudança de horário será implementada somente se for essencial.

“Não podemos superar essa decisão na próxima semana. Novembro é o mês que mais necessita de horário de verão. Se tivermos que seguir esta política, que é uma política importante, temos que implementá-la o mais tardar na próxima semana, com um período de 15 a 20 dias para ser implementada”, disse aos jornalistas.

Alexandre Silveira disse já ter conversado sobre o tema com todas as companhias aéreas e empresas de outros setores estratégicos possibilidade de retorno ao horário de verão. O ministro disse que aguarda a quantidade de chuva prevista para outubro para decidir a mudança de horário.

“O que estou fazendo é rapidez, equilíbrio e diálogo para que só faça quando for necessário”, afirmou.

“Se não for essencial, vamos aguardar o período das chuvas. Se, após o período chuvoso, as bacias estiverem em bom nível, entraremos no próximo ano com maior tranquilidade. Caso contrário começaremos o próximo ano com a previsibilidade do horário de verão”, acrescentou.

O ministro disse ainda que acabar com o horário de verão em 2019 foi uma decisão tomada “irresponsavelmente”. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou o fim da política após estudos do governo indicarem que a medida não estava gerando economias de energia significativas que justificassem sua manutenção.

Silveira disse que participará de reunião do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na terça-feira (8) para discutir o tema.

“Temos muito cuidado porque tem impactos na economia, em alguns setores positivos, noutros nem tanto. Não podemos simplesmente recorrer a uma política que vai mudar literalmente a vida de todos os brasileiros, sem qualquer necessidade”, afirmou.

Fonte: CNN Brasil.