Identifique o Câncer até 10 Anos Antes com Novo Exame Médico

O teste inovador anunciado pelo Ministério da Saúde promete dar um passo gigantesco para a detecção de câncer.

0

O avanço em pesquisas científicas recentes oferece um imenso leque de possibilidades para inúmeras instituições mundiais. Garantindo a detecção mais assertiva e ágil de diversas doenças em vários pacientes enfermos.

Pensando nesse ponto, o Ministério da Saúde anunciou, nesta semana, a implementação ao Sistema Único de Saúde (SUS) de um teste revolucionário para a detecção do Papilomavírus Humano (HPV) em mulheres, representando um grande avanço no rastreamento do câncer de colo do útero.

Deseja estar a par de todos os detalhes pertinentes deste assunto tão importante? Pedimos para que você prossiga com a leitura abaixo para extrair todo o conhecimento necessário para esta questão em particular.

Anúncio de teste inovador

A pesquisa promete a identificação de câncer em até 10 anos antes com novo exame médico, veja todos os detalhes. (Fonte: Freepik)
A pesquisa promete a identificação de câncer em até 10 anos antes com novo exame médico, veja todos os detalhes. (Fonte: Freepik)

O Ministério da Saúde divulgou, nesta semana, a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) de um teste inovador com o grande objetivo de poder identificar o Papilomavírus Humano (HPV) nas mulheres, ou seja, uma evolução gritante no rastreamento do câncer de colo do útero.

Leia mais: Mega Feirão Serasa e Desenrola Brasil com descontos de até 96% – Veja como está funcionando

Além disso, baseado em tecnologia molecular, o teste é classificado como mais preciso, contando com uma margem de erro próxima a zero. O ginecologista e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dr. Júlio César Teixeira, responsável por comandar um programa de rastreamento de HPV há quase sete anos, explicou mais sobre o caso.

O especialista diz que o novo teste tem como atributo substituir o Papanicolau, utilizado de forma padrão. Júlio ressaltou a característica automatizada do teste, desse modo diminuindo de forma considerável a interferência humana e dando uma maior confiabilidade nos resultados.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

A testagem molecular será feita em quais períodos?

O intuito é de que a testagem molecular possa ser realizada a cada cinco anos, significando uma elevação no intervalo se comparado ao Papanicolau. O papanicolau exige exames a cada três anos, ao contrário do mais novo exame.

Leia mais: SAIU AGORA: Novo Limite de Juros do Consignado do INSS Entra em Vigor Hoje!

Posteriormente, o Dr. Teixeira também fez a questão de destacar a importância de tal alteração, reduzindo a frequência de exames sem ao menos prejudicar a eficácia do rastreamento de todas as análises.

Mas se engana quem pensa que esse o câncer de colo do útero é o único que abrange essas questões apresentadas. Você verá a seguir que a associação do HPV com outros tipos de câncer também é uma realidade.

Afinal, quais são os outros tipos de câncer associados com HPV?

Além do câncer de colo do útero, o ginecologista também reforçou a ligação do HPV com outros tipos de câncer, como boca, vulva, pênis e canal anal. O profissional disse que a detecção precoce através do teste de HPV, combinada com a vacinação em adolescentes de até 15 anos, pode ter um impacto relevante na saúde pública do país.

Leia mais: BNDES Lança Cartão de Crédito Especial para MEI: Descubra Como Solicitar e os Benefícios Oferecidos!

Por fim, o câncer de colo do útero ocasiona a morte de 16 mulheres por dia no Brasil, com uma a cada 82 minutos. A média de idade é de 45 anos, o novo teste tem um grande potencial de modificar a situação atual ao possibilitar a prevenção precoce da infecção por HPV.

Veja Também: Atualização sobre o pagamento do décimo quarto salário- Confira

ATENÇÃO: ATUALIZAÇÃO sobre o PAGAMENTO do 14° SALÁRIO INSS 2024 para APOSENTADOS e PENSIONISTAS. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.