INSS 2024: Preciso Contribuir Durante o Recebimento do Auxílio-doença? Veja Aqui!

0
auxílio-doença

O auxílio-doença é um dos mais solicitados ao INSS. Para tê-lo direito, assim como outros auxílios, deve-se pagar um valor mensal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Afinal, somente assim o beneficiário ter um seguro que será útil quando não for mais possível exercer suas atividades laborais.

No entanto, surge a dúvida: é necessário continuar contribuindo com o INSS mesmo quando se está recebendo um benefício por ele? Vamos te esclarecer essa questão agora! Acompanhe!

O Que é o Auxílio-doença?

Quem recebe o auxílio doença precisa pagar a contribuição ao INSS nesse período? (Fonte: Reprodução / Google)
Quem recebe o auxílio doença precisa pagar a contribuição ao INSS nesse período? (Fonte: Reprodução / Google)

O auxílio-doença é um benefício para os segurados que, por motivos de doença ou acidente, se tornam incapazes de desempenhar suas atividades profissionais e precisam se afastar. Para ter direito a ele, é necessário ser contribuinte da seguridade social e cumprir o período de carência de 12 meses.

Leia Mais: Descubra quem tem direito ao Aumento de 25% Confirmado pelo INSS – Solicite seu benefício AGORA!

Durante os primeiros 15 dias de afastamento, o empregador arca com o custo. Portanto, o INSS concede o benefício a partir do 16º dia.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Incapacidade e Recebimento do Benefício

A incapacidade que dá direito ao auxílio-doença pode ser por doenças ou acidentes relacionados ou não ao trabalho do segurado. O período de recebimento do benefício é determinado pelo médico perito no momento da avaliação. Caso não seja estabelecido um prazo, o afastamento padrão é de 120 dias.

Leia Mais: INSS 2024: Data Oficial da Primeira Parcela do 13º Salário Anunciada – Confira quando você irá receber!

Contribuição ao INSS Durante o Auxílio-doença

Durante o recebimento do auxílio-doença, o INSS não exige que o trabalhador continue efetuando contribuições previdenciárias. Contudo, é importante ressaltar que, mesmo durante esse período de afastamento, o trabalhador mantém sua qualidade de segurado junto ao INSS.

Período de Graça

Após o término do recebimento do auxílio-doença, o segurado empregado entra em um período chamado de “período de graça”, que dura 12 meses. Durante esse período, mesmo que o segurado esteja desempregado, ele não perde sua qualidade de contribuinte perante o INSS. Portanto, mesmo sem contribuir, ele continua tendo acesso aos benefícios previdenciários.

Leia Mais: INSS Surpreende: Pagamento do 13º Salário de Aposentados e Pensionistas é Adiado para Agosto de 2024!

Portanto, não é necessário continuar contribuindo para o INSS durante o recebimento do auxílio-doença. Esse benefício visa garantir a segurança social dos trabalhadores em períodos de incapacidade produtiva, assegurando seus direitos e garantindo sua proteção financeira quando necessário.

Veja também: Surpresa do STF

MARAVILHA: STF faz SURPRESA para os APOSENTADOS – REVISÃO da VIDA TODA! VEJA o que ACONTECEU (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

Anuncios

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

O post INSS 2024: Preciso Contribuir Durante o Recebimento do Auxílio-doença? Veja Aqui! apareceu primeiro em Jornal JF.

INSS 2024: Preciso Contribuir Durante o Recebimento do Auxílio-doença? Veja Aqui!

INSS,auxílio-doença,auxílio-doença inss,auxílio-doença novas regras,como pagar o inss quando esta recebendo beneficio,inss,INSS 2024,inss auxílio-doença,Pagamento INSS,precisa pagar o inss quando esta recebendo auxilio doença,tem que pagar inss quando esta recebendo auxilio doença

Veja como fazer com a contribuição ao INSS quando se recebe o auxílio-doença

O post INSS 2024: Preciso Contribuir Durante o Recebimento do Auxílio-doença? Veja Aqui! apareceu primeiro em Jornal JF .

O post INSS 2024: Preciso Contribuir Durante o Recebimento do Auxílio-doença? Veja Aqui! apareceu primeiro em Notícia de Ultima Hora.

INSS 2024: Preciso Contribuir Durante o Recebimento do Auxílio-doença? Veja Aqui!

Sem Categoria

O auxílio-doença é um dos mais solicitados ao INSS. Para tê-lo direito, assim como outros auxílios, deve-se pagar um valor mensal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Afinal, somente assim o beneficiário ter um seguro que será útil quando não for mais possível exercer suas atividades laborais. No entanto, surge a dúvida: é necessário […]

O post INSS 2024: Preciso Contribuir Durante o Recebimento do Auxílio-doença? Veja Aqui! apareceu primeiro em Notícia de Ultima Hora .