INSS: Entenda as Mudanças na Idade para Aposentadoria e Novas Regras de Transição!

Entenda a seguir como vai funcionar as novas regras na idade para aposentadoria. Veja as possíveis modificações na hora de se aposentar.

0

Trago para vocês notícias recentes sobre o INSS, que estuda alterações na idade para a aposentadoria. Será que sua aposentadoria será afetada? Continue lendo para entender as possíveis modificações e suas implicações.

No passado, a aposentadoria por tempo de contribuição no INSS tinha normas claras e definidas. Entretanto, reformas previdenciárias recentes apresentam mudanças significativas que podem impactar tanto o quando, quanto o quanto, de seu benefício a receber. Então, vamos tentar esclarecer as novas regras e como podem afetar a sua aposentadoria.

Quais são as novas regras de aposentadoria do INSS?

INSS: Entenda as Mudanças na Idade para Aposentadoria. (Fonte: Edição/Notícia de Última Hora)

Antes das mudanças, as regras para aposentadoria diferenciavam-se entre homens e mulheres. Mas agora, as diretrizes são mais uniformes: para as mulheres, a idade mínima para aposentadoria é de 57 anos com 30 anos de contribuição, enquanto para os homens a idade mínima é de 60 anos com 35 anos de contribuição. Contudo, esses valores podem sofrer modificações dependendo da regra de transição escolhida.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp

Quais as novidades nas regras de transição?

Existem algumas diretrizes de transição recentes como a regra da pontuação, onde a soma idade e período de contribuição é considerada. Portanto, mulheres precisam somar 90 pontos até 2023 e homens 100. Contudo, outra regra é a do pedágio, onde é necessário trabalhar o dobro do tempo restante para completar o tempo de contribuição mínimo.

Leia mais: Urgente: INSS está cortando benefícios- Saiba quem será prejudicado

Como ficará o cálculo do benefício com as mudanças?

Nessa reforma previdenciária, uma alteração importante é na forma de calcular o montante a receber. Anteriormente, era considerada a média de 80% das maiores taxas de contribuição, excluindo-se os 20% menores. Com as novas regras, a média passa a considerar todos os ganhos contribuídos durante o período de trabalho, o que pode alterar o valor final de sua aposentadoria.

Leia mais: ATENÇÃO, APOSENTADOS! Atrasados na conta? Temos ótimas notícias para você – Descubra agora!

Neste cenário de constante mudança, é fundamental sempre se manter atualizado e buscar orientação profissional regulamente. Por isso, é bastante recomendando considerar o planejamento previdenciário, prevendo a melhor forma de se aposentar de acordo com as novas regras.

Portanto, lembre-se: apesar das constantes mudanças, é seu direito adquirir sua aposentadoria se, antes das novas regras, já tivesse cumprido os requisitos estabelecidos. Fique atento!

Leia Mais: NOVIDADE: Aumento salarial de 25% no INSS confirmado para aposentados – Consulte agora!

Veja também:

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.