Juros do Crédito Consignado Baixam mais uma vez com Medida do Conselho de Previdência

CNPS aprovou um novo limite de juros, de 1,72% para as operações de crédito consignado e também o do cartão de crédito. Confira!

0

Ótima notícia para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), após votação, por 14 votos a 1, o CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) aprovou, na última quarta-feira, dia 28 de fevereiro, um novo limite de juros, de 1,72% para as operações de crédito consignado.

Desse modo, se comparado ao anterior, o percentual caiu 0,04 pontos do que o limite atual, que estava em 1,76%, valor que estava em vigor desde o mês de dezembro do ano passado. Além disso, os juros do cartão de crédito consignado, também caiu de 2,61% para 2,55% ao mês. Saiba mais!

Queda dos Juros do Crédito Consignado

Mudança nas taxas de juros dos empréstimos consignados do INSS (Fonte: Edição / Jornal JF)
Mudança nas taxas de juros dos empréstimos consignados do INSS (Fonte: Edição / Jornal JF)

Leia Mais: Não Perca: Calendário Completo do 13º Salário do INSS para 2024 – Veja Quem Tem Direito e Saiba Como Receber!

Segundo especialistas, a redução foi um reflexo do corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic (juros básicos da economia), que foi reduzido em setembro do ano passado, pelo próprio Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, saindo de 11,75% para 11,25%.

Assim, desde o mês de Agosto, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, anunciou que devido à alteração ele iria propor as reduções no teto do consignado, à medida que os juros fossem abaixando. Desse modo, as novas mudanças devem ser aprovadas pelo CNPS.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

As mudanças passam a valer após 5 (cinco) dias úteis da data de publicação da resolução pelo Conselho.

Opinião dos bancos sobre a medida

Nas reuniões mais recentes, os bancos continuam votando contra a medida, argumentando um desalinhamento entre as taxas do crédito consignado e as condições do mercado financeiro.

Leia Mais: Confira Agora: Bancos Oferecem 14º Salário para Aposentados e Pensionistas do INSS? Vale a pena?

As instituições financeiras conseguiram aprovar uma disposição que incorpora a taxa do Depósito Interfinanceiro (DI) com um prazo médio de dois anos como referência para o crédito consignado. Essa métrica é comumente utilizada para calcular os rendimentos de investimentos em renda fixa.

Com o novo limite estabelecido, alguns bancos terão que diminuir as taxas para os empréstimos consignados do INSS para manterem a oferta dessa modalidade de crédito. Conforme os dados mais recentes do Banco Central (BC), o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil praticam taxas de 1,77% ao mês, enquanto o Banco da Amazônia cobra 1,8% ao mês.

Leia Mais: Não Perca! Mutirões do INSS no Estado do Rio em Março para Concessão de BPC – Mais de 1.000 Vagas Disponíveis!

Por estarem acima do limite vigente, essas taxas na prática implicam que as instituições suspenderam a oferta desse tipo de crédito. Entre os bancos federais, apenas a Caixa pratica uma taxa menor que o limite atual, com 1,73% ao mês. No entanto, a instituição precisará reduzir essa taxa para se adequar ao novo teto.

Veja também: ANTECIPAÇÃO do 13º SALÁRIO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS

SAIUUU! ANTECIPAÇÃO do 13º SALÁRIO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS – Pagamento ANTECIPADO 2024?? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.