Juros do empréstimo consignado BAIXARAM! Novo valor surpreendeu os beneficiários- Confira agora
Novo valor dos juros do empréstimo consignado deixa todos surpresos! Confira.
Grande notícia para os pagadores de empréstimos e interessados! A CNPS aprovou na última quarta-feira (24), por unanimidade, mais uma queda na taxa de juros cobrada em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.
Essa é a sétima queda desde o início do Governo Lula, e que o Conselho Nacional da Previdência Social aprova, desde 2023. A seguir, confira o novo teto de juros e muito mais!
Qual o novo teto de juros do consignado?
Com mais uma redução consecutiva no empréstimo consignado com desconto em folha de pagamento, o Governo fecha abril com o teto de juros a 1,68% ao mês. A redução acompanhou o corte da taxa Selic em 0,05 pontos percentuais, comparado ao teto anterior de 1,72% ao mês, que estava em vigor até o dia 24/04.
A redução foi aprovada após votação unanime, de 14 votos contra 1 estabelecendo a redução. Com a redução do teto de juros dos consignados, outra máxima que reduz, são os juros dos cartões de crédito do INSS que foram de 2,55% ao mês para 2,49% ao mês.
Leia mais: Casa de Graça para um Grupo Específico: Boas Notícias do Governo – Confira!
Uma vez que bancos e instituições financeiras oferecem a linha de crédito, precisam respeitar os limites estabelecidos pelo CNPS. Ou seja, essas instituições não podem oferecer valores maiores que o limite estipulado, por lei!
O novo teto ainda não entrou em vigor, pois os bancos pediram um prazo de 8 dias para implementarem as mudanças. Anteriormente, o prazo seria de 5 dias. Atualmente, existem 63,7 milhões de contratos de consignado ativos, conforme dados do governo.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Reduções desde março de 2023
As consecutivas reduções tiveram início em março do ano de 2023, quando o CNPS optou por reduzir o teto dos juros do consignado para os beneficiários do INSS. Porém, a proposta do órgão inicial iria reduzir o teto de juros de 2,14% para 1,70% ao mês, o que gerou um impasse com os bancos.
Leia mais: Presidente Lula divulgou nova taxa de Juros para empréstimo dos Aposentados – Veja agora
Na ocasião, muitos bancos como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal suspenderam temporariamente a oferta dessa linha de crédito, sob a afirmativa que as taxas não cobririam os custos da operação. Dessa forma, o conselho na época optou por um ‘meio-termo’, onde o teto de juros ficou definido em 1,97%.
Hoje, podemos perceber que o teto de juros fica abaixo do índice que causou a suspensão de oferta pelos bancos. Seguindo a linha de reduções, logo após os bancos tiveram de reduzir seus juros de 1,97% ao mês para 1,91%, e deste para 1,84%.
Leia mais: Inscrições Abertas: CNH Social 2024 com 5 Mil Vagas Disponíveis!
Todos os cortes foram influenciados pela redução da Selic — a taxa básica de juros da economia. Assim, em dezembro de 2023, a CNPS anuncia nova redução do teto de 1,84% para 1,80% ao mês.
Já em 2024 tivemos novas reduções nos juros que levou as taxas de 1,80% para 1,76% em seguida para os anteriores 1,72% ao mês. O Conselho optou por manter uma linha de redução no teto seguindo a Selic, a mais recente, reduziu essa taxa 0,5 ponto percentual, de 11,25% ao ano para 10,75% ao ano.
Veja Também: Nova lei dos consignados permite que idosos NÃO PAGUEM EMPRÉSTIMOS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!