NOVAS MUDANÇAS NO CONSIGNADO INSS – Confira taxas e limites disponíveis para TODOS

Veja aqui as últimas mudanças no empréstimo consignado!

0

BOAS NOTÍCIAS! No início deste mês, o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) aprovou uma nova taxa de juros para empréstimos consignados a segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A nova taxa está efetiva desde desta segunda-feira (23). Saiba a seguir quais os novos valores e limites disponíveis.

Quem pode realizar empréstimo consignado?

NOVAS MUDANÇAS NO CONSIGNADO INSS - Confira taxas e limites disponíveis para TODOS (Fonte: Edição / Notícia de Última Hora).
NOVAS MUDANÇAS NO CONSIGNADO INSS – Confira taxas e limites disponíveis para TODOS (Fonte: Edição / Notícia de Última Hora).

O empréstimo consignado é oferecido a quem possui aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente.

Leia mais: Casas GRATUITAS do governo para idosos – Veja o passo a passo para conseguir a sua!

Assim, proporciona uma opção de empréstimo fácil e com juros baixos, uma vez que o valor é descontado diretamente na folha de pagamento.

Atualmente, quase metade dos beneficiários do instituto, ou seja, 16.995.121 de aposentados e pensionistas, têm um empréstimo consignado ativo.

Quais as novas taxas de juros?

A nova taxa de juros de 1,84% ao mês para empréstimos consignados a segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O limite para o empréstimo com desconto em folha foi reduzido de 1,91% para 1,84% ao mês.

Leia mais: EXCLUSIVO: Saiba Tudo Sobre o Pagamento ANTECIPADO do Salário pelo INSS – Confira Lista!

As operações envolvendo cartão de crédito e cartão consignado de benefício viram o índice máximo cair de 2,83% para 2,73%.

Esta nova taxa de juros representa o terceiro recuo do limite neste ano. Em março, houve uma alteração do limite para o empréstimo com desconto em folha de 2,14% para 1,97% ao mês, fruto de um acordo entre o governo federal e os bancos. Em agosto, a taxa caiu de 1,97% para 1,91%.

Para a modalidade de cartão de crédito, o índice máximo caiu de 2,89% para 2,83%. Essas reduções vem justificadas pela queda da taxa básica de juros, a Selic, que diminuiu 1 ponto percentual desde agosto, de 13,75% para 12,75%.

Quais os limites do consignado?

Os valores do consignado, para os aposentados e pensionistas, estão em até 35% de seu salário para o pagamento de parcelas do empréstimo consignado. Sendo assim, está liberado valores como a parcela de: R$462,00 e o valor em conta será de R$ 18.571,24.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Quais as razões destas mudanças?

Essas mudanças estão alinhadas com a redução da Selic pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central.

O banco diminuiu a taxa básica de juros em 1 ponto percentual desde agosto, de 13,75% para 12,75%. O Conselho tomou essa decisão com 14 votos a favor e um voto contrário, dado pelo representante do setor financeiro.

Leia mais: AUXÍLIO CESTA BÁSICA disponível para Idosos! Consulte agora como obter a sua!

O colegiado abrange representantes do governo, trabalhadores, aposentados e empregadores (comércio, indústria e setor financeiro).

Além disso, o Conselho também aprovou a unificação das obrigações pelas instituições financeiras na contratação do cartão consignado de benefício e do cartão de crédito consignado, a oferta mínima de auxílio-funeral e seguro de vida, e a entrega de cartão em meio físico e das apólices, seja em meio físico ou eletrônico.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) expressou preocupação de que a redução da taxa de juros possa comprometer a estrutura de custos e diminuir a oferta de crédito. Enfatizaram que a decisão de conceder o consignado aos beneficiários do INSS dependerá da estratégia de negócios de cada instituição financeira.

Veja Também:

AGORA SIM INSS já LIBEROU novos VALORES! LIBERADO novo EMPRÉSTIMO CONSIGNADO para o BPC LOAS Confira (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.