Projetos do Lula que não saíram do papel em 2023 – Veja agora
Promessas de passagens aéreas baratas, melhoras no trabalho por aplicativo e fila do INSS zerada não são cumpridas pelo presidente Lula em 2023.
Após um ano de mandato, projetos do Presidente Lula não saíram do papel em 2023 como planejado. Como exemplo, o plano “Voa Brasil”, que visa vender passagens aéreas baratas.
Além disso, a diminuição da fila do INSS também não ocorreu como previsto, bem como regulamentação para ter melhoras no trabalho por aplicativo.
Confira detalhadamente como funcionam esses projetos do Presidente Lula que não foram concretizados e afeta a todos. Boa leitura!
Como funciona o Programa Voa Brasil?

De acordo com o Presidente Lula, o Programa Voa Brasil prometia passagens aéreas de baixo custo. As passagens deveriam ser em torno de R$ 200.
A intenção do governo era operacionalizar iniciativa em agosto, no entanto, a data foi prorrogada para 2024, conforme o Ministério de Portos e Aeroportos, responsável pelo programa.
Mas idosos podem viajar de graça de um estado para outro, para saber tudo sobre viagens de graça para a terceira idade, clique aqui.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp
Diminuição da Fila do INSS
Embora o Plenário tenha aprovado o projeto de lei (PL) 4.426/2023, que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), com intuito de diminuir a fila do INSS, infelizmente a fila ainda é imensa e o tempo de espera mais ainda.
Em contraponto dos planos do presidente de zerar a fila de pessoas que precisam do benefício.
Leia mais: Apostas da Mega da Virada: Como os Bolões Podem Aumentar Suas Chances- Confira!
Para contextualizar, atualmente, mais de 1,65 milhão de pessoas estão na fila e aguardam pela aprovação de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Regulamentação do trabalho por aplicativo
No primeiro semestre do ano, o governo intitulou medidas para a regulamentação do trabalho por aplicativo. Ou seja, os mais de 1,6 milhão de profissionais que trabalham em entregas de grandes empresas como Uber e iFood, por exemplo, teriam seguros sociais e outros direitos trabalhistas.
No entanto, o tempo foi passando e nada foi feito. Em novembro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que pretendia apresentar a proposta de regulamentação de trabalhadores por aplicativo em até duas semanas. Mas a verdade é que a Regulamentação do trabalho de motoristas de aplicativos deve sair em janeiro, conforme o governo.
Leia mais: Aproveite já! Descontos de até 30% no IPVA 2024: Economize agora mesmo
“Com os trabalhadores de entregas, não há acordo, pois querem pagar um salário menor que o salário mínimo, o que é inaceitável. Então, vamos propor um projeto nos moldes do de transporte” afirmou Marinho.
Ou seja, muitas promessas de 2023 não foram cumpridas. Lula encerra 1º ano de mandato sem visitar 8 estados, incluindo Minas Gerais, Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul e outros.
No entanto, ele autor da criação de vários programas sociais e aumento da aposentadoria. Além disso, ele assinou a Medida que cria o Desenrola Brasil, programa destinado para tirar cerca de 70 milhões de dívidas do país.
Leia mais: Extra! Abono Salarial de 23,9 Bilhões Alavanca Economia: Será que Você Tem Direito a Este Benefício?
Em resumo, nem todas as promessas foram cumpridas, mas o que nos resta é esperança de medidas e práticas melhores em 2024.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!