Proteja-se Agora: O Golpe da Perícia Médica nos Aposentados e Como Evitá-lo

E mais um golpe está deixando os aposentados de cabelos em pé. Confira como se proteger!

0

Nos últimos anos, notou-se um significativo aumento no número de golpes direcionados aos aposentados e pensionistas da Previdência Social no Brasil. Estes são crimes cibernéticos que se aproveitam da digitalização de processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para atingir suas vítimas.

Dentre esses golpes, o da perícia médica tem ganhado destaque e preocupado cada vez mais esses segurados. Nesse artigo, vamos acompanhar essa situação e entender como se proteger.

Desde a digitalização de processos pelo INSS, tornou-se comum a realização de procedimentos pela internet, como a prova de vida, por exemplo. Esse avanço tecnológico trouxe muitas facilidades, mas também gerou dúvidas entre os aposentados e pensionistas, principalmente quando o assunto é a antecipação da realização da perícia médica. Foi deste contexto inseguro que surgiram golpes como o da perícia médica.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Como funciona a Perícia Médica da Previdência Social?

Confira como está acontecendo o golpe da perícia médica e como se proteger. (Fonte: Edição/Notícia de Última Hora)
Confira como está acontecendo o golpe da perícia médica e como se proteger. (Fonte: Edição/Notícia de Última Hora)

O procedimento conhecido como perícia médica tem a finalidade de comprovar se um segurado possui, de fato, capacidade para trabalhar. Esta avaliação saúde do segurado é feita por profissionais capacitados para identificar possíveis doenças ou impedimentos que possam incapacitar parcial ou totalmente a realização de atividades laborais.

Leia mais: INSS implementa Programa de Enfrentamento à Fila visando acelerar aprovação de benefícios

Os resultados dessa análise são utilizados para a determinação da concessão, prorrogação ou interrupção do pagamento de benefícios previdenciários. A perícia médica deve ser realizada a cada dois anos para a manutenção de aposentadorias, pensões ou outros benefícios concedidos pelo INSS.

Como o Golpe da Perícia Médica ocorre?

Em resumo, fraudadores criminosos se passam por funcionários do INSS para obter informações pessoais e bancárias de aposentados e pensionistas. Comumente, eles utilizam de pretextos como a necessidade de antecipação da realização da perícia médica para enganar as vítimas.

Leia mais: Conta de Luz Gratuita para Idosos: Saiba como Solicitar e Entenda os Pré-requisitos

Importante frisar que o INSS não solicita informações como números de documentos, fotos para fins de biometria facial, dados de conta-corrente ou senhas bancárias por telefone. Portanto, diante de situações que possam parecer suspeitas, é recomendado entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo número 135.

Como se Proteger do Golpe da Perícia Médica?

O INSS reforça que não solicita informações pessoais ou bancárias por telefone. Dessa forma, qualquer requerimento dessas informações deve ser motivo para desconfiança imediata. Caso você se depare com uma situação assim, a recomendação é que entre imediatamente em contato com a Central de Atendimento da instituição.

Leia mais: 13º Salário do INSS em Novembro: Quando e Quem Recebe?

Conhecimento e prevenção são as melhores maneiras de evitar se tornar vítima deste tipo de golpes. Portanto, compartilhe estas informações com amigos e familiares para contribuir para uma maior conscientização e segurança de todos.

Veja também:

Urgente INSS vai FAZER LIGAÇÃO SURPRESA para Beneficiários ATENÇÃO AQUI. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.