RECUPERE JÁ: Como Reaver Descontos Indevidos na Aposentadoria!
Confira o que fazer se notar desconto indevido em sua conta do INSS.
Percebeu algum desconto indevido no seu benefício? A sensação de ver que há dinheiro faltando no salário deixa qualquer um sem ar. Mas sabia que na maioria das vezes é em razão de serviços adicionados no empréstimo consignado? Como, por exemplo, descontos de seguro?
Pois bem, vez ou outra os descontos indevidos são em razão de contratos de empréstimo consignado do INSS. E por isso, este se caracteriza como um erro comum, que vale ressaltar ser ILEGAL DESCONTOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BENEFICIÁRIO. Por isso, confira a seguir como recuperar descontos indevidos na aposentadoria!
O que fazer caso encontre um desconto indevido no seu benefício?

Percebeu que estava recebendo menos que devia e quando foi procurar saber, descobriu haver descontos indevidos de serviços que você não contratou?
É extremamente incômodo ver que o seu salário está recebendo descontos que nem deveria. Mas, esse tipo de situação, por pior que seja, vem gerando uma grande dor de cabeça entre os beneficiários do INSS e por isso vale ressaltar que descontos indevidos, de qualquer natureza, são ilegais.
Leia mais: INSS: R$ 1.840 Extras para Aposentados e Pensionistas – Veja Como Receber!
Ainda assim, são inúmeras as reclamações nos Órgãos de Defesa do Consumidor referentes a instituições financeiras, seguradoras e associações que realizam descontos no benefício do segurado sem autorização do mesmo. Além disso, na maioria dos casos os descontos indevidos são feitos por meio de golpes. Mas a boa notícia é que é possível solicitar o ressarcimento dos valores e bloquear esses descontos, pois quando esse erro ocorre, as instituições bancárias são imediatamente obrigadas a restituir os valores.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp
Como suspender descontos indevidos no salário?
Caso observe que há desconto não autorizados no seu benefício, a primeira coisa a se fazer é ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do órgão. Você pode encontrar o número no extrato de pagamento do benefício.
Leia mais: 14º Salário para Aposentados: Confira as Últimas Notícias e entenda a Proposta Aqui! Veja
Nesse sentido, o beneficiário deve abrir uma reclamação solicitando o estorno dos valores descontados indevidamente. Outra opção é realizar o cancelamento desse desconto administrativamente. Para isso, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, e localizar a opção “excluir mensalidade associativa”. Por fim, você pode realizar uma contestação através do telefone do INSS, no número 135.
Mas, se nada resolver, será preciso encontrar um advogado de confiança e entrar com um processo judicial para recorrer aos valores.
Recupere o seu benefício em dobro!
Após provar os descontos não autorizados na sua aposentadoria, você pode receber uma indenização no dobro do valor descontado.
Foi o que ocorreu em um caso julgado na 4ª Vara Cível de Cachoeiro de Itapemirim (ES), onde a sentença foi decretada da seguinte maneira: uma instituição bancária que descontou valores indevidos de um beneficiário do INSS, teve que ressarci-lo em dobro! Foi comprovado que o desconto não era do conhecimento do aposentado, além da assinatura no contrato ser falsa. O juiz entendeu que houve uma grave falha na prestação de serviço, além de restringir o crédito da vítima.
Nesse sentido, caso esteja passando pela mesma situação, é mais um motivo para recorrer aos seus direitos judicialmente. Busque um advogado o quanto antes, para obter a melhor orientação.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!