Saiba Como as Novas Regras do INSS Podem AUMENTAR o Valor da Sua Aposentadoria!

As novas regras do INSS oferecem oportunidades para aumentar o valor da aposentadoria. Entenda como funciona!

0

Se você está prestes a se aposentar e está preocupado com o valor que receberá, este artigo é para você! Vamos explorar todas as possibilidades oferecidas pelas novas regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aumentar o valor da sua aposentadoria.

À medida que o momento da aposentadoria se aproxima, é natural que surjam preocupações sobre a adequação do valor que será pago. Afinal, todos queremos garantir um futuro financeiro estável. É nesse momento que entender as novas regras do INSS pode fazer toda a diferença.

E se eu te dissesse que é possível potencializar o valor da sua aposentadoria? Sim, existem estratégias e recursos disponíveis que podem ajudar a maximizar o benefício que você receberá mensalmente. Acompanhe a seguir todas as dicas de como aumentar o valor da sua aposentadoria.

Passo a passo para aumentar aposentadoria

Estratégias para aumentar o valor da aposentadoria (Fonte: Edição/ Jornal JF)
Estratégias para aumentar o valor da aposentadoria (Fonte: Edição/ Jornal JF)

A busca por formas de aumentar o valor da aposentadoria é uma preocupação comum entre os trabalhadores que estão se aproximando da idade de se aposentar. Seja antes ou depois da Reforma da Previdência de 2019, existem diversas estratégias disponíveis para maximizar o benefício recebido do INSS.

Leia mais: Governo lança atendimento do Disque Esporte pelo WhatsApp

Uma das opções mais comuns é solicitar uma revisão junto ao INSS ou, se necessário, recorrer a uma ação judicial. No entanto, para tomar essa decisão de forma informada, é crucial compreender a situação específica relacionada às suas contribuições previdenciárias, incluindo o período em que foram realizadas.

Para ajudar nesse processo, reunimos algumas dicas valiosas sobre como aumentar o valor da sua aposentadoria. Este guia prático oferece um passo a passo para que você possa explorar todas as opções disponíveis e tomar as melhores decisões em relação ao seu futuro financeiro.

Aumentar o valor da aposentadoria pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida durante a terceira idade. Portanto, não deixe de conferir as dicas abaixo e esteja preparado para garantir o máximo benefício possível do INSS.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Novas Regras do INSS

No Brasil, trabalhadores que exercem atividades insalubres ou perigosas têm o direito à aposentadoria especial, conforme determinado pela legislação previdenciária. Esses trabalhos envolvem exposição a agentes físicos, químicos e biológicos que representam riscos à saúde e segurança dos profissionais.

Leia mais: Promova a Saúde na Terceira Idade: Dicas e Cuidados para o Bem-Estar dos Idosos

A classificação dessas atividades como insalubres ou perigosas é realizada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, mediante solicitação da empresa ou do sindicato. Algumas profissões já são consideradas insalubres por decisões antigas, enquanto outras requerem a apresentação do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e outros documentos para comprovação.

Antes da Reforma da Previdência, a aposentadoria especial era determinada pelo tempo de atividade. Agora, há duas novas regras, uma baseada na idade mínima somada ao tempo de contribuição, e outra no sistema de pontos, considerando também o tempo de contribuição.

A aposentadoria especial pode ocorrer após 15, 20 ou 25 anos de contribuição, dependendo do grau de insalubridade ou periculosidade da atividade exercida. Além disso, o cálculo do pagamento é diferenciado, o que pode resultar em um benefício mais substancial.

Se você está prestes a solicitar sua aposentadoria, é fundamental verificar se a sua profissão se enquadra como insalubre ou perigosa, pois isso pode representar uma vantagem significativa no valor do benefício. Esteja ciente dos seus direitos e tome as melhores decisões para garantir uma aposentadoria mais segura e satisfatória.

Reajuste de 9%

Uma das maneiras de aumentar o valor da sua aposentadoria é por meio do reajuste de 9% do auxílio-doença para a aposentadoria por invalidez. Muitas vezes, quando um trabalhador solicita a aposentadoria por invalidez, o INSS inicialmente concede o auxílio-doença. Posteriormente, esse auxílio pode ser convertido em aposentadoria por invalidez.

Leia mais: Como proteger a saúde das crianças com a volta às aulas – Dicas essenciais

A diferença crucial entre os dois benefícios reside no cálculo do valor: o auxílio-doença considera 91% da média dos salários de contribuição, enquanto a aposentadoria por invalidez considera 100%.

Isso abre a possibilidade de recorrer à justiça caso você receba apenas o auxílio-doença, mesmo estando incapacitado. Se a incapacidade for comprovada desde a solicitação inicial da aposentadoria, é possível receber a diferença não paga.

Outra estratégia importante é a revisão do tempo de contribuição para servidores públicos. Aqueles que já atuaram no serviço público, vinculados a um regime próprio de Previdência Social, podem solicitar a inclusão desse período ao INSS.

Essa adição pode resultar em um aumento significativo no valor da aposentadoria. É fundamental estar ciente de todos os seus direitos e considerar essas possibilidades para garantir uma aposentadoria mais tranquila e financeiramente estável.

Outras formas

A revisão do Buraco Negro é uma oportunidade valiosa para quem recebeu aposentadoria entre 05/10/1988 e 05/04/1991. Durante esse período, muitos benefícios previdenciários foram calculados incorretamente, o que pode resultar em uma inflação inadequada.

A revisão automática pelo INSS nem sempre ocorreu para todos os casos, mas é possível solicitar a revisão do Buraco Negro para corrigir esse erro. Sem prazo definido para solicitação, essa revisão pode significar um aumento considerável no valor da sua aposentadoria.

Leia mais: Atenção: Julgamento da Revisão da Vida Toda do INSS tem nova data definida – Fique por Dentro!

Outra oportunidade de aumentar o valor da aposentadoria é através da revisão com base no reajuste do salário mínimo.

Os segurados que começaram a receber o benefício a partir de 01/03/1994 e tiveram salários de contribuição anteriores a março de 1994 incluídos no cálculo podem solicitar o recálculo da Renda Mensal Inicial (RMI). Essa revisão pode garantir uma correção justa e um aumento significativo no valor do benefício.

Além disso, a inclusão de recolhimentos atrasados é uma estratégia viável para quem deixou de contribuir ao INSS por períodos específicos, mesmo exercendo atividades remuneradas. Realizar o cálculo para verificar a possibilidade de solicitação do recolhimento em atraso pode antecipar a aposentadoria e aumentar seu valor.

Por fim, a inclusão de períodos de serviço militar e aluno-aprendiz também pode ser considerada. Aqueles que atuaram como aluno-aprendiz até 16/12/1998 ou prestaram serviço militar têm o direito de ter esses períodos de contribuição incluídos no cálculo de carência e contribuição, independente de remuneração.

Essas estratégias oferecem oportunidades valiosas para garantir uma aposentadoria mais justa e financeiramente estável.

Veja Também: FIM das DÍVIDAS para APOSENTADOS e PENSIONISTAS do INSS

FIM das DÍVIDAS para APOSENTADOS e PENSINISTAS do INSS – PAZ na VIDA FINANCEIRA (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.