Salário dos aposentados do INSS tem reajuste de 25% – Veja como vai funcionar e quem tem direito! Confira:

Confira aqui qual grupo de aposentados tem direito a aumento!

0

Ótimas notícias! Existe um adicional de 25% de aposentadoria para um grupo específico de aposentados! Confira a seguir quem tem direito a esse benefício extra, como funciona, entre outras informações!

Qual grupo de aposentados do INSS tem aumento?

Salário dos aposentados do INSS tem reajuste de 25% – Veja como vai funcionar e quem tem direito!
Salário dos aposentados do INSS tem reajuste de 25% – Veja como vai funcionar e quem tem direito! (Fonte: Edição / Notícia de Última Hora).

A aposentadoria por incapacidade permanente representa um benefício adicional destinado aos aposentados que requerem assistência constante de terceiros em suas atividades diárias.

Leia mais: ACABA DE SAIR: Aumento de R$141 Será Liberado para TODOS os Beneficiários do INSS – Consulte Agora!

Este privilégio é exclusivo para os beneficiários da Aposentadoria por Incapacidade Permanente, anteriormente denominada aposentadoria por invalidez.

Infelizmente, o Supremo Tribunal Federal recusou-se a ampliar essa vantagem para os demais segurados aposentados pelo INSS.

Quem tem direito à aposentadoria por incapacidade permanente?

Para ter direito ao adicional de 25%, o Anexo I do Decreto 3.048/99 enumera diversas condições, abrangendo situações como cegueira total, perda de nove dedos das mãos ou mais, paralisia dos membros superiores ou inferiores, perda dos membros inferiores acima dos pés (quando a prótese é inviável), perda de um membro superior e outro inferior (quando a prótese é inviável), alteração das faculdades mentais com perturbação grave da vida orgânica e social, perda de uma mão e de dois pés (mesmo que a prótese seja possível), doença que requer permanência contínua no leito e incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

Leia mais: ALERTA BENEFICIÁRIO: 3 Novos Aumentos nas Aposentadorias do INSS acabam de sair – Então Confira se tem direito!

Cabe ressaltar que essa lista não é abrangente, já que a lei enfatiza apenas a necessidade de assistência permanente de outra pessoa como requisito, sem especificar uma enfermidade particular.

Quais os valores da aposentadoria por incapacidade permanente?

Não há restrição do teto do INSS para o adicional de 25% na aposentadoria, sendo devido mesmo que o valor ultrapasse o teto ou quando o benefício é equivalente ao salário mínimo.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Contudo, é essencial ter em mente que esse acréscimo cessa com o falecimento do aposentado e não é incorporado ao valor da pensão por morte.

Ademais, o pedido para o adicional não está sujeito à decadência e não é considerado revisão do benefício.

Leia mais: ATENÇÃO APOSENTADOS: A vitória chegou com NOVO AUMENTO de R$141 – Então Veja o que muda para você!

Assim, mesmo que a pessoa esteja aposentada por um período superior a dez anos, ela mantém o direito de requerer o acréscimo de 25%.

No caso de recusa por parte do INSS, é viável iniciar um processo judicial, apresentando atestados específicos que detalhem as patologias presentes e a necessidade constante de assistência de terceiros.

Veja Também:

CONFIRMADO: INSS vai PAGAR ABONO EXTRA no DIA 24?! – TODOS vão RECEBER 13° e 14° SALÁRIO do INSS? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.