STF Marca Nova Data para Julgamento da Revisão da Vida Toda: Fique por Dentro!

0
Saiba qual é a Nova Data para Julgamento da Revisão da Vida Toda!

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu adiar a retomada do julgamento sobre a Revisão da Vida Toda de aposentadorias pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A definição de uma nova data para o julgamento da Revisão da Vida Toda já ocorreu. Inicialmente, a sessão ordinária para a decisão do julgamento era no dia 29 de fevereiro, o que acabou não acontecendo, pois decidiram adiar o exame do caso, priorizando a avaliação e investigação das ações relacionadas à política ambiental do ex-presidente Jair Bolsonaro, que consumiu todo o tempo disponível da sessão.

Continue lendo para descobrir a Nova Data para Julgamento da Revisão da Vida Toda pelo STF.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.

O que é a revisão da vida toda?

No ano de 2022, o STF reconheceu a Revisão da Vida Toda, dando aos aposentados a possibilidade de recorrerem à Justiça para solicitar um reajuste em seus benefícios com base em suas contribuições feitas ao longo de suas vidas.

No entanto, embora tenha ocorrido a deliberação, o INSS apresentou uma contestação para limitar os efeitos da decisão favorável à revisão, o que ainda não resultou na efetivação da aplicação prática dela.

Consequentemente, o instituto busca restringir a aplicação da revisão aos benefícios previdenciários já extintos, bem como às decisões judiciais que negam o direito à revisão, conforme a jurisprudência vigente na época, além de pleitear a proibição do pagamento de diferenças anteriores a 13 de abril de 2023 — data de publicação do acórdão do julgamento do STF.

Leia Mais: Desunião no partido de Bolsonaro: 19 deputados se recusam a assinar pedido de impeachment contra Lula

STF remarca julgamento da revisão da vida toda do INSS para 20 de março

STF Marca Nova Data para Julgamento da Revisão da Vida Toda: Fique por Dentro! (Fonte: Reprodução Google)
STF Marca Nova Data para Julgamento da Revisão da Vida Toda: Fique por Dentro! (Fonte: Reprodução Google)

O STF (Supremo Tribunal Federal) remarcou o julgamento da Revisão da Vida Toda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para o dia 20 de março. Há mais de uma década, a Revisão da Vida Toda é aguardada por aposentados e pensionistas do INSS. No STF, o processo completa quatro anos.

O Supremo considerou constitucional em dezembro de 2022 a possibilidade de o segurado utilizar todas as suas contribuições previdenciárias para o cálculo do benefício, não apenas as realizadas após julho de 1994. No entanto, ainda falta estabelecer um marco temporal para o recálculo.

Leia Mais: FOI ADIADO mais uma VEZ o JULGAMENTO da Revisão da Vida Toda! Veja todos os detalhes

Recurso do INSS

O foco da análise dos ministros do STF é o recurso do INSS contra essa decisão, denominado embargo de declaração. O caso estava sendo examinado no plenário virtual, mas o ministro relator, Alexandre de Moraes, solicitou destaque em novembro do ano passado, transferindo o caso para o plenário físico.

Dessa forma, o processo reinicia, exigindo que todos os ministros se manifestem, inclusive aqueles que já emitiram votos, os quais podem alterá-los. A exceção ocorre com o voto de Rosa Weber, que se aposentou e foi substituída por Flávio Dino, o qual não pode participar da votação.

Leia Mais: Teto de juros do consignado do INSS cai novamente!

INSS alega gastos desnecessários

O INSS argumenta que, se a revisão for aprovada pelo STF, o instituto será obrigado a reavaliar 88 milhões de benefícios, representando todas as aposentadorias concedidas entre 1999 e 2019. Além disso, afirmam que o custo para efetuar essas correções está estimado em mais de R$ 300 bilhões.

No entanto, estudos incluídos no processo no Supremo contestaram esses números. Um desses estudos indica que, de acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), existem atualmente 61.411 ações em andamento no Judiciário discutindo a revisão da vida toda.

Leia Mais: VOCÊ ESTÁ INCLUSO? Caixa libera NOVOS SAQUES para quem atuou de 1971 a 1988 – Descubra se pode sacar

Veja também: INSS CONFIRMA NOVOS VALORES do SALÁRIO MINÍMO 2024 – NOVA MARGEM dos CONSIGNADOS

INSS CONFIRMA NOVOS VALORES do SALÁRIO MINÍMO 2024 – NOVA MARGEM dos CONSIGNADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal no YouTube e assista.

O post STF Marca Nova Data para Julgamento da Revisão da Vida Toda: Fique por Dentro! apareceu primeiro em Jornal JF.

STF Marca Nova Data para Julgamento da Revisão da Vida Toda: Fique por Dentro!

INSS,aposentados,aposentados e pensionistas inss,aposentados inss,inss,inss aposentadoria,inss aposentados,Revisão da vida toda consulta,revisão da vida toda hoje,revisão da vida toda inss,Revisão da vida toda quem tem direito

Nova data para a revisão da vida toda agendada! Continue lendo para descobrir a revisão.

O post STF Marca Nova Data para Julgamento da Revisão da Vida Toda: Fique por Dentro! apareceu primeiro em Jornal JF .