STF Pausa Decisão sobre “Revisão da Vida Toda” do INSS que Impacta Milhares de Aposentados

A decisão final sobre a “revisão da vida toda”: veja o status atual. Confira a seguir como está andamento da decisão do STF.

0

O STF (Supremo Tribunal Federal) iniciou a análise do recurso do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) envolvendo a “revisão da vida toda” das aposentadorias em 11 de agosto, e, no momento, o processo está pausado. O Ministro Cristiano Zanin solicitou mais tempo para avaliar o caso. A decisão tomada pelo STF terá implicações significativas para os segurados da Previdência Social no Brasil.

A “revisão da vida toda”, é um modelo de cálculo que considera todas as contribuições feitas antes de julho de 1994 na soma das aposentadorias. O STF decidiu sobre a constitucionalidade deste modelo em 2022, e agora, devido à pressão do INSS para aliviar o impacto financeiro resultante dessa decisão, a resolução do caso está em espera.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Quais são os detalhes do julgamento?

STF Pausa Decisão sobre "Revisão da Vida Toda" do INSS. (Fonte: Edição/Notícia de Última Hora)
STF Pausa Decisão sobre “Revisão da Vida Toda” do INSS. (Fonte: Edição/Notícia de Última Hora)

O INSS recorreu ao Supremo Tribunal para tentar evitar os pagamentos retroativos que deveriam começar a partir de 13 de abril de 2023, data da publicação do acórdão do STF. A regra atual estabelece o pagamento de atrasados dos últimos cinco anos.

Leia mais:REVELAÇÃO INSS: Outubro será mês de 3 Pagamentos para Aposentados, superando o 14º. Veja o passo a passo!

Conforme determinado pelo relator, Ministro Alexandre de Moraes, desde 28 de julho, os processos desse tipo estão suspensos, em resposta ao pedido do INSS para interromper sua tramitação até que o recurso seja julgado pela Corte.

Quantos processos estão em andamento?

No momento, existem 24.663 processos em curso relacionados à revisão da vida toda, sendo que 10.768 foram protocolados apenas neste ano. Os dados são do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Há alguma previsão para o fim deste impasse?

Até agora, não há uma previsão concreta para a resolução desta questão. No dia 15 de agosto, o Ministro Cristiano Zanin requisitou uma pausa no processo que pode prolongar-se por até 90 dias.

Leia mais: Nasceu entre 1964 e 1969? Entenda agora as mudanças nas REGRAS DE APOSENTADORIA para você

Enquanto isso, a Ministra Rosa Weber, em 22 de agosto, abordou sua posição no julgamento da ação, fazendo uma pequena divergência em relação ao voto do Ministro Alexandre de Moraes.

Quem tem direito à revisão da vida toda?

Não são todos os aposentados que podem solicitar a “revisão da vida toda”. Estes direitos aplicam-se àqueles que começaram a receber seus benefícios entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019, um dia antes da reforma da Previdência entrar em vigor.

Leia mais: URGENTE: Lista REVELA as dívidas que você está isento de pagar. Confira agora!

Para estes, é necessário fazer a solicitação de revisão em até dez anos, contando a partir do mês subsequente ao recebimento da primeira aposentadoria.

É possível iniciar a revisão da vida toda agora?

Ainda que os procedimentos estejam pausados, os beneficiários podem iniciar o processo de revisão. Contudo, os progressos da ação estarão sujeitos à conclusão da análise dos recursos apresentados pelo INSS ao STF. Enquanto isso, os aposentados que se encaixam nos critérios de revisão podem apresentar suas demandas nos tribunais.

Veja também:

O FIM DA ESPERA REVISÃO DA VIDA TODA / PREVISÃO DE PAGAMENTO PARA 2023 / TEMA 1102 DO STF (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.