Três benefícios “ESCONDIDOS” que muitas pessoas não sabem que podem receber – Confira

Alguns benefícios e valores ocultos acabam não sendo arrecadados ou utilizados por muitas pessoas que têm direito a eles.

0

Bolsa Família, Auxílio Gás, a grande maioria dos programas sociais lançados pelo governo federal, ou pelos governos estaduais, são conhecidos por grande parte da população. Porém, há casos de programas “ocultos” que são liberados para boa parcela dos brasileiros, mas que muita gente desconhece.

Estamos falando de benefícios oficiais que se destinam a grupos específicos de trabalhadores ou cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Muitas vezes há pouca publicidade em torno destes programas, o que significa que muitas pessoas não compreendem se podem fazer parte de cada um deles.

Para facilitar esse processo de identificação, listamos abaixo um grupo com três benefícios “ocultos” que já estão em vigor e podem ser solicitados/utilizados por mais brasileiros neste momento.

Tarifa social de eletricidade

O primeiro deles é o Tarifa social de eletricidade. Trata-se de um benefício que concede descontos na conta de luz a determinados grupos sociais. Estas reduções podem ir até 65% dependendo do nível de gasto energético.

Mas afinal, quem são as pessoas que poderão ter desconto na conta de luz neste mês de outubro? Segundo informações da Aneel, o benefício está disponível para os seguintes grupos:

  • Família inscrita no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
  • Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebem o Benefício de Assistência Social Continuada – BPC, nos termos dos artigos. 20 e 21 da lei de 7 de dezembro de 1993, n. 8.742;
  • Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, portadora de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija a utilização continuada de dispositivos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, requeiram consumo de energia elétrica.

Agora mesmo, o processo de desconto na sua conta de energia, ele é repassado automaticamente aos grupos citados acima.

SVR

Outro saldo oculto que pode fazer a diferença no seu orçamento é o Sistema de Valores a Receber (SVR). Trata-se de um procedimento administrado pelo Banco Central (BC) e tem como objetivo permitir que os cidadãos solicitem dinheiro esquecido às instituições financeiras.

Abaixo você confere um passo a passo para recuperar seu saldo:

  • Entre no site oficial do SVR;
  • Clique em “Consultar créditos”;
  • Preencha os campos com seus dados;
  • Clique em “Consultar” para conferir;
  • Se houver algum valor, clique em “Acesso SVR”. (É necessário ter conta gov.br nível prata ou ouro para acessar o SVR.);
  • Confira a data informada pelo Sistema de Valor de Crédito; esta será a data prevista para verificação dos valores e solicitação da transferência, com base na sua data de nascimento;
  • Na data agendada, faça novamente login no site utilizando seu login gov.br;
  • verifique o valor disponível para saque;
  • Solicite a transferência.

Um terceiro benefício que a grande maioria das pessoas desconhece, ou pelo menos não sabe que tem direito, é a Farmácia Popular. Grande parte da população pode adquirir medicamentos gratuitamente ou com descontos generosos nas farmácias conveniadas.

Segundo o Ministério da Saúde, não é necessário realizar nenhum tipo de cadastro para fazer parte do Farmácia Popular. Seja Bolsa Família ou não, o fato é que basta o cidadão localizar uma farmácia conveniada ao sistema e solicitar o medicamento conforme as regras do programa.

É importante que o cidadão traga consigo seus documentos pessoais, como carteira de identidade e CPF, e também possua receita médica assinada por profissional médico, tanto da rede Sistema Único de Saúde (SUS) como também da rede privada.

Veja também: BANCOS Condenados a PAGAR DOBRADO para APOSENTADOS!

SAIU AGORA: BANCOS Condenados a PAGAR DOBRADO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS do INSS! (Fonte: João Financeira TV)