VALOR DE R$ 6.220 LIBERADO PELO GOVERNO- Veja quem pode receber
Frente aos recentes desastres naturais que danificaram severamente a região do Rio Grande do Sul, medidas emergenciais foram adotadas pela Caixa Econômica Federal para prestar apoio a população nos locais mais afetados.
Assim, dentre as iniciativas, destaca-se a liberação do saque calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de 28 municípios. Nesse sentido, as cidades beneficiadas incluem grandes centros e áreas rurais, como Santa Cruz do Sul e Porto Alegre, trazendo alívio financeiro temporário para as famílias que enfrentam a reconstrução de suas vidas e lares.
O que é o Saque Calamidade e como funciona?
Desastres naturais como o que ocorreu no Rio Grande do Sul, sempre condicionam os moradores a passar por momentos de desespero, com casas e bens muitas vezes completamente perdidos.
Assim, surge o Saque Calamidade do FGTS como uma solução prática que proporciona alívio financeiro imediato, possibilitando que os afetados possam reconstruir suas vidas após o desastre.
Está é uma medida fundamental, por permitir o saque de recursos exponenciais e imediatos, o que não ocorreria normalmente. Dessa forma, os fundos podem ser destinados para quitar dívidas urgentes, como alimentação e cuidados médicos, trazendo alívio financeiro significativo para as famílias afetadas.
Através do saque calamidade deste ano, é possível regatar até R$ 6.220,00 de suas contas ativas ou inativas do FGTS, mediante apresentação da documentação exigida para comprovar sua situação, incluindo uma declaração da Defesa Civil.
Como solicitar
Para ter acesso aos valores, é necessário se manter informado quanto os processos e normas vigentes. Dito isso, os residentes de um dos 28 municípios afetados têm o direito de acessar o saque calamidade direto do seu celular, por meio do app FGTS.
É possível resgatar os valores por outras plataformas também, como:
- Aplicativo FGTS: Baixe o aplicativo, faça login com seu CPF e senha, e siga as orientações para verificar a elegibilidade.
- Portal FGTS: Acesse o site fgts.gov.br, faça login e selecione a opção “Saque Calamidade”.
- Atendimento Telefônico: Ligue para o número 111 e obtenha orientação detalhada com um especialista.
- Agências da Caixa Econômica Federal: Visite uma agência, munido dos seus documentos pessoais para um atendimento presencial.
Os documentos exigidos pela Caixa para desbloqueio do benefício são:
- Documento de Identidade (RG, CNH ou passaporte);
- Comprovante recente de residência.
Impacto da flexibilização das regras
Por fim, a flexibilização das regras para o saque, o que incluí a dispensa do intervalo de 12 meses para novos resgates em circunstâncias de calamidade, foram determinadas mediante o decreto nº 12.016, de 7 de maio de 2024.
Assim, fora os 28 municípios inicialmente reconhecidos, a portaria nº 1.354, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, abrangeu o saque calamidade do FGTS para outras cidades. Dessa forma, até o momento, 16 novas cidades foram inclusas na lista para saque do auxílio emergencial do FGTS.
A partir destas medidas, espera-se não apenas proporcionar uma resposta rápida à crise, como também facilitar a recuperação a longo prazo das áreas duramente impactadas.