VEJA AGORA: Dores na Coluna Podem Levar à Aposentadoria? Saiba Mais!

Dores na coluna dão direito à aposentadoria por invalidez concedendo este benefício a milhares de trabalhadores. Confira mais informações sobre o auxílio!

0

Muitos brasileiros se queixam de dores na coluna e não sabem que estas dores dão direiro a um benefício especial do INSS. Através deste auxílio, os trabalhadores que necessitam do recurso podem entrar com pedido de concessão.

Além disso, este recurso acaba passando despercebido por muitos aposentados, pois acham que não possuem os requisitos necessários para solicitar o auxílio. Portanto, confira mais informações sobre este auxílio para que você possa conseguir sua aposentadoria.

Como a dor na coluna aposenta?

Dor na coluna aposenta indivíduos através da aposentadoria por invalidez. (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora)
Dor na coluna aposenta indivíduos através da aposentadoria por invalidez. (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora)

Em resumo, em razão de acidentes, desgastes ou do envelhecimento dos ossos da coluna, muitos segurados do INSS possuem doenças ou lesões que os impedem de trabalhar.

Desse modo, o INSS consegue auxiliar estes trabalhadores que são impedidos de trabalhar a receberem a aposentadoria por invalidez, desempenhando um papel fundamental na vida daqueles que, devido a limitações físicas, frequentemente requerem apoio de outras pessoas no dia a dia para as suas atividades.

Leia mais: Novo Salário Mínimo 2024 – Conheça o Valor e Quando começa a Valer

Mas para conseguir a concessão da aposentadoria por invalidez, é necessário seguir alguns critérios:

  • qualidade de segurado; 
  • carência de 12 (doze) contribuições; 
  • incapacidade total e permanente.

Assim, algumas doenças na coluna são tão graves que, concorrendo com outros requisitos da lei, são suficientes para a inabilitação concreta para o trabalho. Tendo em vista que não há uma lista definitiva de doenças que geram o direito à aposentadoria por invalidez, há determinadas doenças na coluna que costumam gerar este direito em razão da gravidade e prejudicialidade à saúde do segurado.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Quais doenças na coluna aposenta?

A princípio, dependendo da doença ou dores na coluna que possui o segurado, pode, por conta do agravamento ou progressão, gerar a aposentadoria por invalidez. Assim, situação que influencia muito nesse caso é a própria relação da doença com o trabalho, uma vez que muitas dores na coluna são decorrentes de alterações na postura, lesões e acidentes. 

Leia mais: AUXÍLIO ALUGUEL – Veja como funciona e quem tem direito  

Confira quais são as doenças relacionadas as dores na coluna:

  • Torcicolo (Cervicalgia);
  • Doenças nos discos intervertebrais (protusão discal ou discopatia degenerativa);
  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Dor lombar baixa (lombalgia)
  • Escoliose.

Portanto, a partir da presença dessas doenças, poderá ser analisado o grau de incapacidade a fim de ser concedido benefício temporário ou permanente.

Perícia médica na comprovação das dores na coluna

Assim, como mencionado, para receber o benefício da aposentadoria por invalidez, é necessário comprovar por meio da perícia médica a incapacidade de trabalho. Serão investigados todos os fatores socioambientais de interação entre a doença, o segurado e seu meio de trabalho. Isso irá resultar na avaliação sobre incapacidade.

Leia mais: Dica para Agilizar o Pedido de Benefícios do INSS – Veja agora  

Desse modo, avalia-se os fatores de presença de sintomas ou a intermitência deles para o afastamento do trabalhador por auxílio-doença, tendo a concessão que seja por mais de 15 dias, além de determinar o tipo de função desempenhada, a qualidade do ambiente do trabalho, circunstâncias efetivas do tratamento e acessibilidade.

Veja Também:

O FIM da espera!! Veja como a dor na coluna pode aposentar (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.