Dica para Agilizar o Pedido de Benefícios do INSS – Veja agora

Dicas relevantes do INSS para que você consiga a concessão do seu benefício previdenciário rápido.

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é o responsável por repassar os principais pagamentos de benefícios do governo, como aposentadorias, auxílio-doença e pensão por morte. Assim, para saber como agilizar o pedido de benefício do INSS, é importante seguir algumas orientações, bem como se certificar que todos os documentos necessários para obtenção foram fornecidos corretamente.

Neste conteúdo, forneceremos dicas e informações relevantes para acelerar o processo de pedidos do INSS, evitando a recusa por falta de documentos básicos, para que assim, você possa garantir uma análise rápida e eficiente por parte do Instituto.

Benefícios do INSS e como solicitá-los

Siga nossas dicas para saber como agilizar pedido de benefício no INSS.
Siga nossas dicas para saber como agilizar pedido de benefício no INSS. (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora).

Primeiramente, o INSS presta pagamentos a uma série de benefícios aos segurados, como aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença e pensão por morte. Para ter acesso a um desses pagamentos, os beneficiários futuros podem utilizar o site oficial do INSS, o aplicativo Meu INSS, a Central 135 ou comparecer a uma das Agências da Previdência Social (APS).

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Vale ressaltar que apenas as solicitações feitas por meio destes canais oficiais serão aceitas. Dito isso, procure evitar enviar documentos ou solicitações por e-mail, pois eles não serão considerados. 

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Dicas para agilizar o pedido de benefícios

Para se prevenir quanto a demora na análise e liberação dos benefícios, é de suma importância preencher corretamente todos os dados solicitados no momento da solicitação. Um problema ou omissão, pode acarretar exigência de documentos adicionais, ou até mesmo no indeferimento do pedido.

Mas, no caso da aposentadoria por tempo de contribuição, o motivo mais frequente na demora para obtenção é a ausência de comprovação do período de contribuição e a falta da Carteira de Trabalho no pedido.

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Agora, os pedidos de benefício por incapacidade (auxílio-doença), um erro comum é a falta da data de afastamento do trabalho no requerimento. Quanto as solicitações de Benefícios de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) pedem avaliação social e perícia médica.

Veja a seguir, algumas dicas pensadas para cada tipo de benefício, visando agilizar o processo de solicitação:

Aposentadoria por tempo de contribuição

Assim, para ter acesso à aposentadoria por tempo de contribuição, é preciso comprovar o tempo mínimo de contribuição, que hoje se encontra em 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Se o segurado não dispor do tempo total necessário até 13 de novembro de 2019, data em que foi realizada a Reforma da Previdência, o beneficiário terá que usar as regras de transição, pois esse tipo de aposentadoria não existe mais.

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O instituo deixa a disposição um simulador, no qual é possível verificar se você já possui tempo suficiente para se aposentar por tempo de contribuição.

Auxílio-doença

Para ter acesso ao auxílio-doença, o beneficiário precisa comprovar a incapacidade por meio de uma perícia médica.

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Se por ventura, o benefício for negado, é possível recorrer à decisão por meio do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS). Mas, por esse meio, o beneficiário precisa ter em mãos todos os documentos necessários, como o CPF, procuração pública (se houver) e o termo de responsabilidade. 

Pensão por morte

Para começar a receber a pensão por morte, é preciso comprovar o parentesco, bem como a dependência econômica em relação ao beneficiário de alguma aposentadoria, falecido. 

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Dessa forma, o instituto tem ordem de prioridade para a concessão da pensão por morte. O cônjuge ou companheiro(a) são a primeira preferência como beneficiário, seguido pelos filhos não emancipados menores de 21 anos. No entanto, se não houver cônjuge ou filhos, outros dependentes, como pais e irmãos, também podem solicitar o benefício.

Documentação necessária

Por fim, alguns documentos são iguais para os benefícios apresentados acima. Dito isso, são indispensáveis para agilizar o processo de análise por parte do INSS. São eles:

  • Número do CPF;
  • Documento de identificação com foto: RG, CNH ou CTPS;
  • Procuração pública e termo de responsabilidade (caso haja um procurador ou representante legal);
  • Termo de representação legal (para casos de tutela, curatela ou guarda);
  • Documentos que comprovem o tempo de contribuição ou a incapacidade de trabalho, dependendo do benefício solicitado.

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Para ocorrer tudo bem na análise inicial, os documentos precisam estar legíveis. Assim, se for necessário, o Instituto pode entrar em contato para solicitar documentos adicionais por meio dos canais de atendimento.

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