Sua Chance de Economizar Chegou: Consulte os Juros do Consignado no Meu INSS
Através da plataforma Meu INSS os aposentados e pensionistas podem conferir os valores das taxas de juros do consignado. Confira mais informações!
Os aposentados e pensionistas do INSS são o segundo maior público que recorrem ao empréstimo consignado no país. Assim, o Instituto da Previdência disponibilizou uma tabela com os juros do crédito do consignado para facilitar na hora da consulta.
Desse modo, os segurados do órgão previdenciário poderão fazer a consulta das taxas de juros do empréstimo consignado pelo Meu INSS e assim analisar qual modelo de crédito não comprometerá sua renda mensal. Confira como será disponibilizado a consulta dos juros do consignado no Meu INSS.
Como consultar os juros do consignado no Meu INSS?
Em resumo, o INSS começou a divulgar a lista de taxas de juros do empréstimo consignado oferecido aos beneficiários aposentados, pensionistas e segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Assim, a medida atende as novas regras do consignado INSS, seguindo as orientações do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), para oferecer transparência e facilitar a contratação do crédito.

Leia mais: Desconto de 65% na conta de energia: Veja como beneficiários do INSS podem economizar!
Assim, a finalidade da consulta dos valores no Meu INSS, também facilita caso os beneficiários queiram fazer a portabilidade de consignado para obter taxas mais acessíveis em seus contratos já feitos. Dessa forma, as normas de contratação desta modalidade de empréstimo são regulamentadas pelo CNPS, além do teto de juros consignado que sofreu redução no mês de outubro.
Portanto, sendo o teto alterado da seguinte forma:
- 1,84% para empréstimo consignado;
- 2,73% para as modalidades no cartão do consignado.
Como realizar a consulta dos juros do consignado?
Em resumo, a consulta dos juros do consignado pode ser realizada através do site ou aplicativo Meu INSS, para isso é necessário seguir alguns requisitos, veja quais são eles:
Leia mais: URGENTE: Pagamento Surpresa pelo INSS a Aposentados em Menos de 45 Dias – Veja os Detalhes!
- Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS;
- Clique na opção “Taxas de Empréstimo Consignado”;
- Pesquise a instituição que deseja realizar o empréstimo ou;
- Você pode utilizar o menu “Ordenar por”, para obter a ordem de instituições que oferecem as menores taxas de forma organizada.
Desse modo, você consegue acessar as taxas de juros do consignado de forma rápida e segura, além de conseguir entender quais são os critérios adotados pela instituição bancária na hora de aplicar o valor que compromete sua renda para o pagamento do consignado. Além disso, vale lembrar que pessoas que não possuem uma conta cadastrada podem verificar as taxas, pois não é exigido o login na plataforma.
O que é fornecido de informação dos juros do consignado pelos bancos?
Em resumo, as informações fornecidas pelos bancos estão:
- As taxas mínimas e máximas cobradas por cada instituição;
- Além da taxa média aplicada aos contratos de crédito consignado.
Mas, ainda não constam as taxas das modalidades de cartão de crédito consignado e cartão de benefício consignado, cujo teto de juros é um pouco superior ao do empréstimo. Assim, os bancos e instituições financeiras podem adaptar seus juros, no entanto, nenhuma taxa de consignado pode ultrapassar o teto estabelecido pelo órgão.
Além disso, o CNPS também solicitou ao Banco Central a divulgação de outras informações à Dataprev e ao INSS. Confira quais são:
- Taxas de juros mensais e anuais;
- Data do primeiro desconto;
- Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual do contrato;
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) da operação;
- Informação diária das taxas ofertadas para novas operações de empréstimo consignado, cartão de crédito e benefício consignado no Meu INSS;
- Saldo devedor original, tratando de portabilidade ou refinanciamento;
- Número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou Central de Atendimento (CAC).
Portanto, é muito importante que os segurados do INSS estejam atentos aos prazos e taxas de juros dos empréstimos consignado, a fim de que sua folha salarial não seja comprometida por valores que prejudicam a existência do segurado. Assim, os prazos de pagamento do consignado também são mais longos em comparação com outros formatos. Desse modo, os beneficiários do INSS têm até 84 meses para pagar as mensalidades.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!