Atenção: dinheiro perdido liberado- Forma de consultar mudou! Fique atento

0

Agora ficou mais fácil e seguro consultar o “dinheiro esquecido” com as mudanças implementadas pelo Banco Central. A partir da última quinta-feira (13), as plataformas de consulta de valores a receber, como o Sistema de Valores a Receber (SVR) e o Registrato, passaram a exigir uma nova forma de acesso, com mais segurança para os usuários. Saiba como proceder para não perder a chance de recuperar valores que podem estar à sua disposição.

O que mudou na consulta ao dinheiro esquecido?

Antes, a consulta ao dinheiro esquecido no SVR era simples e rápida. Agora, o acesso passou a exigir dois fatores de autenticação para garantir mais proteção aos cidadãos. A principal alteração é a exigência de uma conta gov.br de nível prata ou ouro e a ativação da verificação em duas etapas, que é obrigatória para acessar o serviço.

Essa mudança visa aumentar a segurança, já que as informações financeiras pessoais estarão ainda mais protegidas. Para garantir a proteção de suas informações, o Banco Central exige que a autenticação seja feita a partir de um código gerado exclusivamente pelo dispositivo vinculado à conta gov.br.

Como ativar a verificação em duas etapas?

Ativar a verificação em duas etapas é simples, mas exige alguns passos:

  1. Baixe o aplicativo gov.br – Disponível na Google Play e na App Store.
  2. Abra o app e faça o login – Caso ainda não tenha uma conta, você precisará criar uma.
  3. Ative a verificação em duas etapas – O aplicativo orienta o usuário a associar um dispositivo ao perfil, que será o único capaz de gerar o código de autenticação.
  4. Valide com a biometria – Para concluir, é necessário fazer a validação facial, que é a forma de garantir que você é o responsável pela conta.

Com isso, toda vez que for acessar o SVR ou o Registrato, você precisará usar esse código único gerado pelo dispositivo vinculado à sua conta. Importante: apenas um dispositivo pode estar vinculado por vez.

O que continua igual?

A consulta ao Sistema de Valores a Receber (SVR) não sofreu mudanças em sua estrutura. Para saber se você tem algum valor a receber, basta informar seu CPF (ou CNPJ, caso seja pessoa jurídica) e a data de nascimento ou criação da empresa.

A grande diferença agora é que a verificação será necessária para qualquer valor – antes, a autenticação era exigida apenas para valores superiores a R$ 100.

E no caso do Registrato?

O Registrato é uma plataforma do Banco Central que oferece relatórios de grande utilidade para acompanhar sua situação financeira, como:

  • Contas e Relacionamentos (CCS)
  • Empréstimos e Financiamentos (SCR)
  • Chaves Pix
  • Cheques sem Fundo (CCF)
  • Câmbio e Transferências Internacionais

Para acessar esses relatórios, você também precisará de uma conta gov.br com o nível adequado e ativar a verificação em duas etapas.

Por que essa mudança é importante?

Além de tornar o processo mais seguro, a medida também tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços financeiros e evitar que dados sensíveis sejam expostos a fraudes. A verificação em duas etapas se tornou um padrão de segurança em diversas plataformas e agora, ela chega também ao Banco Central.

Como obter ajuda?

Caso você tenha dificuldades para ativar a verificação em duas etapas ou configurar sua conta gov.br, o Banco Central disponibilizou um link de suporte, com orientações claras sobre como proceder. O processo é simples, mas se precisar, não hesite em procurar ajuda.

A mudança chegou para fortalecer a segurança e facilitar o acesso aos seus direitos, mas é necessário seguir os novos passos para garantir que você possa consultar e resgatar seu dinheiro esquecido sem dificuldades.

Veja também: CONSIGNADOS ESTÃO SUSPENSOS

É OFICIAL: ACABA de SAIR: SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS para Aposentados do INSS – VEJA AGORA! (Fonte: João Financeir

banco central

consulta valores (2 de 7)consulta valores

dinheiro esquecido (3 de 7)dinheiro esquecido

gov.br (4 de 7)gov.br

Registrato (5 de 7)Registrato

SVR (6 de 7)SVR

verificação em duas etapas (7 de 7)verificação em duas etapas