Aumento de 5% nas Aposentadorias do INSS é Aprovado pelo Congresso – Entenda os Impactos na Economia

Confira como ficou a aprovação do aumento adicional de 5% nas Aposentadorias. Confira qual público terá direito.

0

Um aumento adicional de 5% nas Aposentadorias ganha destaque nos últimos dias. Afinal, reúne sindicatos de aposentados e centrais sindicais em torno de um objetivo comum: a aprovação do projeto de lei que prevê a implementação de um adicional de 5% nas aposentadorias e pensões concedidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Esta campanha tem ganhado força recentemente, visando não somente o aumento no salário dos aposentados, mas frutos benéficos para a economia. Entenda melhor do que se trata.

Projeto de Lei do aumento adicional de 5% nas Aposentadorias

idosos consultando extrato de seus benefícios
Aumento adicional de 5% nas Aposentadorias do INSS foi aprovado no Congresso (Fonte: Reprodução Google)

Em foco está a proposta de lei de número 1.468, de autoria do deputado Pompeo de Mattos, que busca modificar a Lei 8.213, em vigor desde 1996. O objetivo principal da proposta é combater a disparidade na atualização dos benefícios do INSS em relação ao salário mínimo, uma vez que a inflação impacta de forma distinta esses dois valores.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Adicional de 5% para aposentados será a cada 5 anos

A PL 1.468 propõe a criação do chamado “quinquênio dos aposentados”, um aumento adicional de 5% nas Aposentadorias que seria concedido a cada cinco anos. Esta medida visa garantir um aumento nos benefícios dos aposentados e pensionistas do INSS, independentemente de estarem recebendo o salário mínimo ou um valor superior.

Leia mais: Veja agora todos os benefícios do INSS e Aprenda Como Solicitar

Impactos Econômicos e Sociais do aumento adicional de 5% nas Aposentadorias

Embora a aprovação do aumento adicional de 5% nas Aposentadorias possa enfrentar desafios consideráveis no atual cenário político do Congresso, o presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, defende a iniciativa como um impulso para a economia. Dados indicam que 70% dos municípios brasileiros têm na renda dos aposentados sua principal fonte de receita.

Leia mais: Quem é aposentado pode ter cartão de crédito? Confira as dicas para fazer a contratação

Portanto, o projeto não apenas busca promover um reajuste nas aposentadorias, mas também estimular o consumo e, consequentemente, a economia como um todo.

A Importância da Inclusão dos Idosos na Agenda Econômica

Com a população brasileira envelhecendo gradualmente, iniciativas como essa destacam a necessidade urgente de incluir os idosos no centro das discussões econômicas. Afinal, o projeto conta com o apoio de importantes instituições, como a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), e representa uma união de esforços entre diversas centrais sindicais, como Força Sindical, CUT e CTB.

Leia mais: Descontos indevidos do INSS: Empresas de seguro estão por trás das fraudes

Com a aprovação no Congresso, esta proposta não apenas visa garantir um aumento nos benefícios dos aposentados, mas também demonstra um compromisso renovado em garantir o bem-estar e a dignidade dos idosos em nossa sociedade.

Veja também: NOVO BENEFÍCIO do GOVERNO para idosos!

ATENÇÃO! SAIU LISTA dos APOSENTADOS e PENSIONISTAS que podem SOLICITAR o NOVO BENEFÍCIO do GOVERNO! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.