Donas de Casa podem se aposentar pelo INSS? Confira agora

Entenda se é possível as donas de casa requererem a aposentadoria do INSS e como elas podem fazer esse processo de maneira simples.

0

Por muitos anos os direitos das mulheres que se dedicam exclusivamente aos trabalhos domésticos e aos cuidados da família foram negligenciados. Porém, de uns tempos para cá, o governo e a sociedade passaram a reconhecer a importância desse trabalho, já que elas mantêm o alicerce da família para que seus membros possam ter educação e trabalho dignos, movimentando assim a economia do país.

Mas, afinal, será que uma dona de casa pode se aposentar? Essa é uma dúvida recorrente das mulheres que se dedicam às tarefas do lar. Por isso, o Jornal JF foi pesquisar a fundo esse tema para trazer todas as informações sobre o assunto. Continue a leitura e entenda se é possível as donas de casa requererem a aposentadoria do INSS e como elas podem fazer esse processo de maneira simples e eficiente.

Afinal, a dona de casa pode se aposentar?

Sim, as donas de casa podem se aposentar pelo INSS (Fonte: Pexels).
Sim, as donas de casa podem se aposentar pelo INSS (Fonte: Pexels).

Infelizmente, muitas donas de casa não têm conhecimento sobre os seus direitos como cidadãs brasileiras, por isso perdem a oportunidade de ter uma velhice mais digna e confortável. Vale destacar que mesmo sem ter um vínculo empregatício com uma empresa, ou seja, ter um emprego formal no mercado de trabalho, elas podem sim requerer e conquistar a tão sonhada aposentadoria do INSS.

Economia para idosos: Saiba Como Solicitar a Conta de Luz Gratuita para os IDOSOS

Para isso, é necessário entender o processo de contribuição voluntária ao INSS, já que apenas tem direito a aposentadoria ou outros benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social as pessoas que contribuem para o órgão. Portanto, as mulheres que cuidam do lar precisam pagar de maneira espontânea um determinado valor para garantir seu direito.

Leia mais: INSS anuncia pagamento de mais de R$ 1,4 mil para beneficiários no mês de março

Nesse caso, a dona de casa precisa contribuir ao INSS na categoria de segurado facultativo. Assim, depois de um determinado período de contribuição somada ou não com outras contribuições anteriores, caso a dona de casa já tenha trabalhado de maneira formal ou como MEI, poderá requerer a aposentadoria.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como a dona de casa pode contribuir ao INSS?

Antes de se aposentar, a dona de casa precisa fazer alguns procedimentos importantes. Em primeiro momento, deve-se entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 ou acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Nesse último caso, basta clicar na opção “Inscrever no INSS” e preencher todos os dados solicitados, bem como enviar os documentos digitalizados.

Em seguida, é necessário começar a pagar as contribuições mensalmente por meio da Guia da Previdência Social (GPS) até o dia 15 de todo mês. Em relação ao valor da guia, é possível pagar 11% sobre o valor do salário mínimo vigente ou 20% sobre o valor do salário de contribuição (montante que deve ficar entre o salário mínimo e o teto máximo previdenciário daquela competência).

Leia mais: Quando sai o décimo terceiro dos aposentados do INSS em 2024? Veja lista de quem recebe

Ainda existe a possibilidade de pagar 5% sobre o valor do salário mínimo, mas esse caso se aplica somente às donas de casa que estão cadastradas no CadÚnico e são classificadas como baixa renda devido a família ter renda per capita menor que dois salários mínimos. Lembrando que nas alíquotas de 5% e 11% o valor da aposentadoria será de um salário mínimo vigente.

Como a dona de casa consegue se aposentar?

Após atingir a idade e o tempo de contribuição, que no caso das mulheres é de 62 anos de idade e 15 anos de contribuição, basta acessar novamente o app Meu INSS, fazer o pedido da aposentadoria e aguardar a concessão do benefício. Se a dona de casa tiver dúvidas sobre este assunto ou quiser fazer uma simulação, pode procurar uma agência do INSS ou, ainda, um advogado especializado na área.

Leia mais: Atenção: confirmado FIM do benefício de R$ 600 do Bolsa Família para alguns beneficiários – Veja quem

Vale destacar que ao contribuir para o INSS a dona de casa tem direito a aposentadoria e também aos outros benefícios, como auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte para os dependentes. Por isso, é importante que essas mulheres conheçam seus direitos e façam com que eles sejam colocados em prática.

Veja Também: Confira as novidades sobre o 14º Salário INSS

NINGUÉM ACREDITAVA: 14 salário INSS 2024 dos APOSENTADOS? – SAIU a RESPOSTA que TODOS QUERIAM! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.