Projeto prevê o reajuste de 5% para aposentados – Saiba como funciona e quem poderá receber
Projeto de Lei 1468/23 propõe a implementação de um reajuste 5% para aposentados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1468/23. Portanto, ele propõe a implementação de um reajuste 5% para aposentados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Veja como essa medida funcionará.
Detalhes do Projeto de reajuste 5% para aposentados

Confira abaixo os principais pontos do projeto de reajuste 5% para aposentados:
- O adicional de aposentadoria concede-se aos segurados a cada intervalo de cinco anos de aposentadoria, mas resultando em um aumento de 5% na renda mensal.
- O benefício calcula-se com base na renda do mês anterior ao atendimento do requisito de cinco anos de aposentadoria.
- O projeto prevê que o custeio do adicional será realizado pelo Orçamento da União e incorporado ao benefício.
- Uma emenda apresentada determina que o montante total acumulado pelos segurados não poderá exceder o teto do RGPS, atualmente fixado em R$ 7.786,02.
- Contudo, o benefício estende-se aos pensionistas, permitindo o acúmulo do período adquirido pelo instituidor da pensão.
Leia mais: INSS divulgou o corte de milhões de benefícios- Confira a lista e como vai funcionar
Impacto na Economia e na Vida dos brasileiros
A proposta visa não apenas o reajuste 5% para aposentados, mas também impulsionar a economia. Especialmente considerando que a renda dos aposentados é a principal fonte de receita em 70% dos municípios do país.
O adicional de 5% representa um estímulo significativo ao consumo, o que pode dinamizar diversos setores da economia. Com o envelhecimento da população, iniciativas como essa se tornam essenciais para garantir o bem-estar econômico dos idosos e incluí-los no centro das discussões econômicas.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
O projeto de reajuste 5% para aposentados conta com o apoio de importantes instituições. Por exemplo, a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), bem como de representações de aposentados de diversas centrais sindicais, como Força Sindical, CUT e CTB.
Leia Mais: Saiu no Diário Oficial: Liberação de duas parcelas de R$ 2.118- Consulte quem pode receber
Apesar dos desafios para sua aprovação no atual cenário político, o projeto representa uma tentativa de atender às necessidades dos aposentados, impulsionar a economia e promover a inclusão dos idosos nas discussões sobre o futuro do país. Agora, o texto seguirá para análise nas comissões de Finanças e Tributação, bem como de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado em plenário.
Veja Também: ATENÇÃO: PROVA de VIDA INSS 2024 – SAIU na LISTA MUDANÇAS no INSS – QUEM PRECISA FAZER MÊS de MARÇO?
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!