INSS Amplia Pedido de Auxílio-Doença sem Perícia através do Atestmed – Saiba Mais!
O uso do Atestmed está facilitando não apenas a vida de muitos cidadãos, como também do próprio INSS
Algumas consultas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de forma presencial, já estão ficando cada vez mais no passado. Prezando cada dia mais pela praticidade e conforto dos segurados, o programa deseja alcançar novos patamares.
Nesse sentido, o INSS fez a questão de ampliar a possibilidade de solicitar o auxílio-doença sem a realização de perícia média presencial através do Atestmed.
Deseja estar a par de todas as informações a respeito da ampliação do INSS? Então prossiga atentamente com a leitura logo abaixo. Assim você não ficará mais com dúvidas de absolutamente nada envolvendo o assunto em particular.
Ampliação do INSS
O INSS decidiu ampliar ainda mais a liberdade de poder pedir o auxílio-doença sem a realização de perícia médica presencial por meio do próprio Atestmed. Ou seja, uma grande novidade para todos que utilizam do recurso.
NOTÍCIA URGENTE: URGENTE – CAIXA ECONÔMICA EMITE AVISO IMPORTANTE PARA TITULARES DE CONTAS DE 2012 A 2024 – Veja agora
Em portaria divulgada nesta última quarta-feira (20), o órgão permite com que o interessado possa entregar a documentação exigida em uma agência da Previdência Social sem precisar conter nenhum agendamento.
Tal solicitação é de suma importância e benéfica para pessoas que não possuem um acesso rápido à internet ou até mesmo um telefone, com o intuito de poder marcar um horário pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
Encaminhamento de documentos
Durante julho de 2023, o INSS voltou a disponibilizar o auxílio-doença sem a necessidade de perícia médica. Desse modo, o solicitante necessita enviar uma série de documentos, incluindo o próprio atestado médico.
Leia mais: Plataforma Caminho da Riqueza te ajuda a organizar as finanças e ter uma vida mais próspera
Posteriormente, logo após a realização da análise documental, o benefício em questão ficará liberado em até 180 dias, sendo intercalados ou não. Antes da portaria desta quarta-feira, a documentação precisaria ser encaminhada pelo beneficiário ou então entregue de forma presencial em uma agência, porém mediante agendamento de horário.
Mas por conta das mudanças, não existe mais a exigência de agendamento. Também existe a alternativa de realizar o pedido nos Correios. O interessado pode fazer o deslocamento até uma agência da Previdência Social com a documentação completa.
Uso do Atestmed
O Atestmed é uma opção de análise documental, que precisa de um atestado médico ou odontológico em um papel sem rasuras e que tenha as informações a seguir: nome completo, data de emissão, diagnóstico por extenso no código da CID, assinatura do profissional, identificação do médico, data de início do repouso ou afastamento das atividades e prazo necessário para a recuperação.
Leia mais: IPVA Grátis: Carros Antigos terão Isenção em Nova Decisão Aprovada!
Para casos de auxílio-acidente, para os que sofreram acidente no trabalho, é necessário apresentar a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).
Veja Também: NOVA CARTEIRA do IDOSO LIBERA SURPRESAS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!