IPCA: Resultado Positivo de Fevereiro Indica Boa Trajetória para a Inflação, Apontam Especialistas!

Veja aqui porque o IPCA de fevereiro é positivo para os brasileiros. Apesar do índice ainda estar alto, ele representa uma melhora na inflação no Brasil.

0

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, mais conhecido como IPCA, é o principal indicador da inflação no Brasil. Isso porque ele mede a variação de preços de determinados produtos e serviços consumidos pelas famílias do país. Ele é calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o intuito de entender a trajetória da inflação mais de perto.

Nos últimos dados publicados pelo IBGE, foi possível verificar que o IPCA teve alta de 0,83% em fevereiro. Apesar do índice ainda estar alto, ele representa uma melhora na inflação no Brasil. Então, continue a leitura e saiba tudo sobre este estudo do instituto e o panorama dos preços de produtos e serviços no país, bem como entenda os impactos disso no dia a dia dos brasileiros.

Panorama do IPCA em fevereiro de 2024

O IPCA teve um aumento de 0,83% em fevereiro (Fonte: Edição / Jornal JF).
O IPCA teve um aumento de 0,83% em fevereiro (Fonte: Edição / Jornal JF).

De acordo com os dados publicados pelo IBGE, em fevereiro o IPCA teve uma alta de 0,83% em comparação com janeiro deste ano. Isso porque alguns produtos e serviços tiveram alta no seu preço durante esse período. Por exemplo, a educação subiu 4,98% no mês, provavelmente devido aos reajustes nas mensalidades escolares.

Leia mais: Calendário do 13º Salário INSS: Pagamento Extra Confirmado para Abril

Outros setores que também tiveram alta nos preços foram a comunicação (1,56%), a alimentação e bebidas (0,95%) e os transportes (0,72%). Por outro lado, os segmentos de vestuário (-0,44%), de artigos de residência (-0,07%) e das passagens aéreas (-10,7%) apresentaram queda. Essa redução nos preços possivelmente são efeitos das promoções de início de ano para movimentar as vendas.

Leia mais: Estudo Mostra Queda Significativa da Fome no Brasil!

Portanto, o aumento do IPCA foi reflexo das sazonalidades do mercado e não do aumento real dos produtos e serviços. O analista socioeconômico do IBGE, Jefferson Mariano, acredita que a inflação no Brasil no momento está sob controle. Tudo isso é reflexo da campanha de controle da inflação desenvolvida pelo Banco Central desde 2020.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Impactos do IPCA na inflação no Brasil

Apesar do IPCA apresentar um leve aumento em fevereiro impulsionado pelas sazonalidades dos produtos e serviços analisados pelo IBGE, isso não impacta na trajetória de queda que o índice vem demonstrando nos últimos meses. Além disso, especialistas afirmam que a desaceleração da inflação provavelmente já deverá ser observada no mês de março deste ano.

Leia mais: Como se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida em 2024- Regras atualizadas

Vale destacar que se a desaceleração da inflação for realmente confirmada pelo mercado, haverá uma redução na taxa de juros que impulsionará a redução do preço dos produtos e serviços. Em consequência disso, os consumidores terão maior poder de compra, que aumentará o consumo e a demanda por produtos e serviços, impulsionando assim a economia do país.

Veja Também: Confira as últimas notícias sobre o 13º Salário do INSS

SAIU no DIÁRIO OFICIAL: 13 salario dos aposentados ADIANTADO 2024 – VEJA as DATAS e VALORES (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.