Notícia boa do INSS: Nova queda nos juros dos empréstimos libera mais dinheiro para este grupo

Confira nova taxa de juros do empréstimo aqui!

0

ÓTIMAS NOTÍCIAS! No início deste mês, o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) aprovou uma nova taxa de juros para empréstimos consignados a segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A nova taxa está efetiva desde desta segunda-feira (23). Saiba a seguir quais os novos valores e limites disponíveis.

Para quem está disponível os empréstimos do INSS?

Notícia boa do INSS: Nova queda nos juros dos empréstimos libera mais dinheiro para este grupo
Notícia boa do INSS: Nova queda nos juros dos empréstimos libera mais dinheiro para este grupo (Fonte: Edição / Notícias de Última Hora).

O empréstimo consignado é oferecido a quem possui aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente.

Leia mais: Casas GRATUITAS do governo para idosos – Veja o passo a passo para conseguir a sua!

Assim, proporciona uma opção de empréstimo fácil e com juros baixos, uma vez que o valor é descontado diretamente na folha de pagamento.

Atualmente, quase metade dos beneficiários do instituto, ou seja, 16.995.121 de aposentados e pensionistas, têm um empréstimo consignado ativo.

Quais as novas taxas de juros do consignado do INSS?

A nova taxa de juros de 1,84% ao mês para empréstimos consignados a segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Leia mais: MAIS DINHEIRO EM OUTUBRO: APOSENTADOS vão ganhar 3 Pagamentos do INSS – Descubra como!

O limite para o empréstimo com desconto em folha foi reduzido de 1,91% para 1,84% ao mês. As operações envolvendo cartão de crédito e cartão consignado de benefício viram o índice máximo cair de 2,83% para 2,73%.

Esta nova taxa de juros representa o terceiro recuo do limite neste ano. Em março, houve uma alteração do limite para o empréstimo com desconto em folha de 2,14% para 1,97% ao mês, fruto de um acordo entre o governo federal e os bancos que será melhor explicado no tópico a seguir.

Em agosto, a taxa caiu de 1,97% para 1,91%. Para a modalidade de cartão de crédito, o índice máximo caiu de 2,89% para 2,83%. Essas reduções vem justificadas pela queda da taxa básica de juros, a Selic, que diminuiu 1 ponto percentual desde agosto, de 13,75% para 12,75%.

Quais as razões destas mudanças?

Essas mudanças estão alinhadas com a redução da Selic pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Conforme explicado anteriormente, o banco diminuiu a taxa básica de juros em 1 ponto percentual desde agosto, de 13,75% para 12,75%.

O Conselho tomou essa decisão com 14 votos a favor e um voto contrário, dado pelo representante do setor financeiro.

Quanto posso pegar emprestado pelo consignado do INSS?

O valor máximo para o empréstimo consignado é de 45% da renda. Do total, 35% são para o empréstimo, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício, criado em 2022.

Leia mais: JÁ É LEI! Aposentado NÃO PRECISA PAGAR DÍVIDA DE EMPRÉSTIMO – Confira agora

A quantidade limite de parcelas é de 84 meses. A pessoa tem até 7 anos para usufruir o benefício oferecido pelos principais bancos do país.

Número de parcelas varia de acordo com a situação. Entram no cálculo variáveis como a idade do beneficiário, ou seja, quanto mais velho for, menos parcelas conseguirá pagar o consignado.

Veja Também:

INSS vai RECALCULAR BENEFÍCIOS e PAGAR ATRASADO PARA OS APOSENTADOS! Veja como TER DIREITO e RECEBER (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.