Novidades INSS: Redução de taxas no Empréstimo Consignado para Aposentados e Pensionistas!
Redução do Empréstimo Consignado INSS: Novas Medidas Anunciadas Para Outubro. Confira os novos valores das taxas de juros.
Aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que utilizam a modalidade de crédito do empréstimo consignado, uma boa notícia. Novas medidas que beneficiam esses usuários foram anunciadas para entrar em vigor em outubro deste ano.
O empréstimo consignado INSS se apresenta como uma solução de crédito onde as prestações são deduzidas diretamente do benefício do segurado. Utilizado para uma variedade de objetivos, desde projetos pessoais até o enfrentamento de imprevistos, essa modalidade tem atraído muitos aposentados devido a suas taxas de juros reduzidas. Mas as novidades não param por aí, o INSS planeja reduzir ainda mais essas taxas. Acompanhe para saber mais detalhes!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp
Como é o empréstimo consignado INSS e o que vai mudar?
O empréstimo consignado foi elaborado para melhorar a qualidade de vida de aposentados e pensionistas, apresentando diferenças significativas em relação a outros tipos de empréstimos.
Uma dessas diferenças é a diminuição do risco de inadimplência, uma vez que as prestações são pagas automaticamente através da folha de pagamento do aposentado. Além disso, as taxas de juros nos empréstimos consignados são menores, tendo em vista este menor risco de inadimplência.
Leia mais: Dona de Casa pode se Aposentar? Confira aqui o passo a passo
Há também um limite para a contratação dos consignados, com a finalidade de proteger o aposentado. O prazo para pagamento costuma ser mais extenso, com descontos realizados de forma automática pelo banco.
Qual o valor máximo permitido para o empréstimo consignado INSS?
O limite é de 35% da renda líquida mensal do aposentado ou pensionista, que pode ser usado para a contratação dos empréstimos consignados e também 5% para cada tipo de cartão consignado. Esse índice, regulado pela Lei 10.820/2003, visa evitar que o segurado comprometa toda a sua renda e acabe se endividando.
Quais as novas condições para o empréstimo consignado INSS?
Em 11 de outubro de 2023, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou mais uma medida relativa ao empréstimo consignado INSS. A medida acompanha a redução da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).
Leia mais: Governo PAGA BENEFÍCIO EXTRA para Este Grupo Específico – Veja quem tem direito e Valores Liberados
Dessa forma, haverá uma unificação pelas instituições financeiras das obrigações na contratação do cartão consignado de benefício e do cartão de crédito consignado.
Atrelado a essa medida, as taxas foram reduzidas mais uma vez de 1,91% para 1,84% ao mês. Portanto, uma parcela de R$462,00 poderá liberar R$18.571,24. Já nas operações de cartão, as taxas foram reduzidas de 2,83% para 2,73%. A vigente taxa de empréstimo consignado INSS passou a valer em 23 de outubro de 2023.
Essa é uma excelente notícia para todos os aposentados e pensionistas do INSS. As novas medidas vêm para proporcionar ainda mais tranquilidade financeira, favorecendo a qualidade de vida desses cidadãos.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!