STF Julga Revisão da Vida Toda HOJE – Entenda Como Isso Pode Beneficiar Aposentados!

Após suspensão, o STF retoma hoje o julgamento da Revisão da Vida Toda, após pedido de Alexandre de Moraes. Continue a leitura e confirma as últimas notícias!

0

Atenção! O STF publicou boas novas sobre a revisão da vida toda da aposentadoria. Os detalhes apresentados nesta matéria serão muito úteis para grande parcela da população que estava aguardando novidades sobre o caso.

Se deseja ficar por dentro desta notícia urgente, permaneça firme e forte consumindo todos os nossos demais artigos, para que nunca mais você fique desinformado das notícias do INSS, mundo das finanças, política e entretenimento!

Novidade sobre a Revisão da Vida Toda

STF vai julgar a revisão finalmente vai julgar revisão após adiamento. (Fonte: Globo)
STF vai julgar a revisão finalmente vai julgar revisão após adiamento. (Fonte: Globo)

O STF vai julgar a revisão da vida toda da aposentadoria nesta quarta-feira (28). Primeiramente, o julgamento estava agendado para o dia 1 de fevereiro, após ter sofrido uma suspensão inesperada em dezembro, depois do ministro Alexandre de Moraes solicitar destaque para o caso.

Leia mais: Inflação acelera para mais pobres devido ao aumento do preço dos alimentos, afirma Ipea.

Porém, acabou por ser mais uma vez adiado e com isso será retomado hoje. Vale salientar que os detalhes como o tema serão passados por uma avaliação por meio do plenário pelos próprios ministros do grupo.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Adiamento do julgamento

O julgamento havia passado por uma suspensão no decorrer do mês de dezembro após o ministro Alexandre de Moraes pedir destaque. Sete ministros votaram antes da suspensão. Mesmo estando para esta quarta-feira (28), podemos reforçar que ainda há dúvidas se o tema avançará de fato pelo plenário.

Leia mais: Cartão Benefício INSS Revela 11 Benefícios Exclusivos para Aposentados – Veja Detalhes!

A grande razão para isso, é que aproximadamente vinte outros temas ainda estão pendentes para serem devidamente julgados nesta quarta e, consequentemente, isso causa um certo atrito para o tema da revisão da aposentadoria que está sendo continuado.

Além disso, ministros fizeram uma divisão em três correntes diferentes. O ministro Cristiano Zanin abriu uma delas, que apoia a anulação da decisão da Corte que deu sinal verde para a chamada “revisão da vida toda” dos benefícios do INSS.

Afinal, como o aposentado pode ser beneficiado?

Antes de mais nada, deve-se citar que a revisão da vida toda favorece aposentados que conseguiram o benefício antes da reforma da Previdência, que ocorreu no ano de 2019, nas mãos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia mais: Última Hora: Bancos Anunciam Liberação do 14º Salário do INSS? Veja como funciona e se vale a pena

O benefício prevê o aumento no valor do benefício previdenciário mensal, como também o pagamento das diferenças em atraso. Sendo assim, é possível receber os atrasados referentes aos 5 anos anteriores à data de entrada da ação da revisão da vida toda.

Variando de caso em caso, a revisão da vida toda pode ocasionar um impacto grande no valor da sua aposentadoria, ou seja, todos os aposentados podem receber valores até maiores. Antes da revisão, o cálculo dos benefícios considerava somente contribuições realizadas a partir de julho de 1994.

Como é calculado o valor da causa

É sempre importante compreender todos os detalhes pertinentes ao valor da causa, para que o seu pedido de revisão não passe por contratempos pelo sistema judicial. Se porventura o valor da causa seja inferior a 60 salários mínimos (R$ 84.720,00 em 2024), a revisão da vida toda deve estar sob a plena responsabilidade do Juizado Especial Federal.

Por outro lado, devem ser prontamente encaminhadas para a Justiça Federal Comum as revisões que possuem um valor superior. Caso houver qualquer tipo de erro no cálculo da sua revisão e a mesma for protocolada no destinatário errado, o próprio juiz possui o dever de encaminhar ela para o tribunal resolver.

Veja Também: INSS e BANCOS CONFIRMAM NOVAS DATAS e VALORES 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS em 2024

INSS e BANCOS CONFIRMAM NOVAS DATAS e VALORES 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS em 2024. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.