URGENTE! Receita vai liberar o quarto lote da restituição em breve! Se você ficou de fora do lote anterior, confira agora
Veja quando a Receita Federal vai quitar o quarto lote de restituição do imposto de renda.
A Receita Federal ainda não concluiu o pagamento de todos os lotes de restituição do Imposto de Renda (IR) 2024. Assim, com o terceiro lote pago no último dia 31, inúmeros contribuintes aguardam ansiosamente a confirmação de suas restituições no quarto lote de restituição do imposto de renda.
A restituição do Imposto de Renda ocorre quando o contribuinte paga mais impostos do que deveria ao longo do ano fiscal. Assim, a Receita Federal calcula a diferença e devolve o valor cobrado a mais aos contribuintes. O procedimento é uma forma de ajuste que garante que os brasileiros não paguem mais impostos do que realmente deveriam.
Todavia, nem todos os contribuintes têm direito à restituição. Serve apenas pessoas que se enquadram no caso acima, e devido a deduções e outras variáveis fiscais, podem receber a restituição. Além disso, é de suma importância realizar a declaração corretamente para garantir que todas as deduções permitidas sejam aplicadas.
Calendário de Restituição do IR 2024
Data do quarto lote da restituição do imposto de renda. Confira quando ocorrem os dois últimos pagamentos:
A Receita Federal libera as restituições em lotes mensais. Aqui está o calendário para 2024:
- 1° lote: 31 de maio;
- 2° lote: 28 de junho;
- 3° lote: 31 de julho;
- 4° lote: 30 de agosto;
- 5° lote: 30 de setembro.
É interessante ressaltar que o pagamento do lote de restituição do imposto de renda contempla prioridades antes dos demais contribuintes, são elas: idosos, pessoas com deficiência física ou mental, doenças graves e professores, conforme previsto pela legislação.
Quando esses grupos recebem, a ordem de restituição segue a data de entrega da declaração. Aqueles que enviaram a declaração mais cedo tendem a receber a restituição nos primeiros lotes.
Além disso, os que escolheram receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida também têm prioridade.
Como consultar o status da Restituição: Passo a Passo
- Site da Receita Federal: Acesse o portal da Receita Federal e clique na seção de restituição do IRPF;
- Aplicativo Meu Imposto de Renda: Disponível para Android e iOS, este aplicativo permite consultas rápidas e seguras;
- Unidades de atendimento: confira aqui os endereços e os telefones das unidades de atendimento da Receita Federal.
Informações necessárias
Para fazer a consulta é necessário apresentar o seu CPF, data de nascimento e o ano de exercício da declaração (no caso, 2024). Tais dados são fundamentais para assegurar a segurança e precisão da consulta.
O que fazer se sua restituição não foi liberada
Verifique pendências na declaração
Se por acaso você não receber a sua restituição do imposto de renda no quarto lote, é necessário verificar se há pendências ou inconsistências em sua declaração. Além disso, a Receita Federal pode reter a restituição para averiguações adicionais. Utilize o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para verificar e corrigir eventuais problemas.
Caso identifique alguma pendência, corrija quanto antes. Para isso é necessário enviar uma declaração retificadora corrigindo informações incorretas ou incompletas. Isso ajuda a agilizar a liberação da sua restituição nos lotes subsequentes.
Mas, se não for possível identificar o problema ou se a pendência persistir, entre em contato diretamente com a Receita Federal. Basta utilizar um dos canais de atendimento disponíveis para obter orientação específica sobre seu caso.