URGENTE: “Novo Benefício” para recebedores de PENSÃO POR MORTE – Saiba como vai funcionar!

Para receber o benefício da pensão por morte é necessário seguir alguns critérios. Confira quais são eles!

0

A Pensão por Morte é um benefício previdenciário concedido aos dependentes do segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vier a falecer, sendo ele aposentado ou não. 

O STF irá discutir se o menor sob guarda pode receber pensão por morte de segurado do INSS. Por unanimidade, o plenário reconheceu a repercussão geral no RE: 1.442.021 (Tema 1.271).

Confira mais informações sobre o benefício da pensão por morte.

O benefício da pensão por morte sofre alterações (Fonte: Edição/Notícias de última hora).

STF define novo cenário para benefício da pensão por morte

Em resumo, para fins de recebimento da pensão por morte, a reforma da previdência de 2019 (Emenda constitucional 103/19) equiparou a filho exclusivamente o enteado e o menor tutelado, desde que comprovada a dependência econômica. Além disso, o STF vai definir se essa restrição é compatível com o art. 227 da CF, que trata da proteção integral à criança e ao adolescente, incluindo os direitos previdenciários.

Leia mais: ATENÇÃO: Mudanças na liberação do BPC – Confira  

Ademais, em sua manifestação pelo reconhecimento da repercussão geral, a relatora, ministra Rosa Weber, presidente do STF, ressaltou a necessidade de verificar se a retirada de menores sob guarda do rol de beneficiários da pensão por morte viola os princípios da igualdade, da proibição do retrocesso e da proteção integral desse grupo.

A seu ver, a matéria tem acentuada repercussão, jurídica, social e econômica, pois estão em debate o direito previdenciário de crianças e adolescentes e o equilíbrio atuarial e financeiro da Previdência Social.

De acordo com a relatora, a questão também tem expressivo potencial de multiplicidade, já que, segundo os autos, há mais de 4,2 mil casos de indeferimento de benefícios em situação semelhante ao caso concreto.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp

Como funciona o benefício da pensão por morte?

Em suma, para obter o benefício da pensão por morte, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo INSS, a fim de não ocorra fraude e ninguém tenha má-fé na solicitação do benefício. Confira quais são os critérios: 

Leia mais: INSS vai liberar pagamentos imediatamente – Confira quem receberá antecipado    

  • Confirmação do óbito: o atestado de óbito é a principal documentação necessária. Contudo, em situações de morte presumida, onde o indivíduo desapareceu em circunstâncias de acidente, desastre ou catástrofe, o processo muda um pouco, pois a ausência do segurado por mais de seis meses deve ser declarada por autoridade judicial competente. Já em casos de desastres, um boletim de ocorrência relatando o evento e desaparecimento é suficiente;
  • Vínculo previdenciário ativo: comprovação de que o falecido estava vinculado à previdência, através de contribuições ativas;
  • Identificação de dependentes: comprovação de que existem dependentes do falecido. Em alguns contextos, essa comprovação também deve incluir a dependência econômica em relação ao segurado.

Veja Também:

Novos valores para o benefício da pensão por morte (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.