MELHOR QUE 14º SALÁRIO: ATENÇÃO APOSENTADOS: Saiu Pagamento em dobro em Setembro! Confira quem recebe
O salário em dobro INSS vai beneficiar os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Entenda.
O salário em dobro INSS liberou-se em setembro, com autorização do Ministério da Previdência Social, aos benefícios previdenciários e assistenciais a moradores das cidades atingidas pelas fortes chuvas nos últimos dias no Sul do país. Afinal, a ideia é que a medida possa beneficiar 706.619 pessoas dessas regiões.
O Governo Federal autorizou a liberação de R$ 728 milhões para ajudar o estado. Isso aconteceu depois da passagem do ciclone extratropical que deixou mais de 11 mil desabrigados e 47 mortes confirmadas.
Portanto, o INSS deve desembolsar R$ 1,21 bilhão na antecipação de benefícios previdenciários e assistenciais no Rio Grande do Sul. Mas, além do salário em dobro INSS, outras medidas voltadas aos aposentados, pensionistas e segurados estão em andamento. Veja mais, a seguir.
Como ter acesso ao salário em dobro INSS?
A antecipação de um salário em dobro INSS foi para todos os aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios assistenciais ou temporários. Todavia, eles precisam residir em um dos 79 municípios do Rio Grande do Sul que decretaram situação de calamidade pública.
Entretanto, vale ressaltar que a antecipação funciona como um empréstimo. Portanto, o valor precisará ser devolvido para a Previdência Social. As regras são:
Leia mais: ACABA DE SAIR: Lula Assina Acordo para Pagamento de Aposentados – Confira os Detalhes!
- Segurado pode pedir um salário extra no mês de setembro;
- A solicitação deve acontecer no banco em que o benefício é pago;
- O dinheiro deve ser devolvido ao banco a partir do terceiro mês da opção, mas com parcelamento em 36 meses sem cobrança de juros;
- Quando a pessoa faz a opção do benefício extra a análise é feita em 5 dias úteis;
- Existem casos em que se libera imediatamente o valor, mas quando há disponibilidade de dinheiro.
Quem não quiser o adiantamento tem a opção de receber o salário mais cedo. Portanto, o salário em dobro INSS é opcional para esses beneficiários.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp
Ações em andamento
Além do salário em dobro INSS, outras ações estão ativas para melhorar a qualidade de vida dos atingidos. Portanto, confira algumas delas:
Leia mais: Mudanças na Idade para Aposentadoria pelo INSS em 2023
- Antecipação para todos os benefícios previdenciários e assistenciais, para o primeiro dia útil do cronograma. Portanto, todos os segurados receberam no dia 25 de setembro, independente do final de benefício e de ser maior ou até o salário mínimo.
- Pagamento dos benefícios de prestação continuada previdenciária e assistencial pelo prazo do estado de calamidade (180 dias);
- Disponibilização, mediante opção do beneficiário, de valor correspondente a uma renda mensal do benefício devido, exceto nos casos de benefícios temporários;
- Atendimento prioritário na análise e conclusão dos requerimentos de concessão inicial de benefícios previdenciários e assistenciais. Mas em relação aos beneficiários dos municípios em estado de calamidade pública, ainda que requeridos em outros municípios.
Leia mais: Como Manter Seu Benefício do INSS Intocado
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!